Real Companhia Velha

Espaço da Real Companhia Velha distinguido na categoria de Wine Bar.

Foram ontem revelados os ‘Melhores do Ano 2020’ para a revista Vinho Grandes Escolhas, uma iniciativa que, a cada ano, reconhece o trabalho singular e profissional de produtores, instituições e profissionais do vinho e da gastronomia nacional. A Real Companhia Velha está de parabéns, tendo sido agraciada com o galardão de melhor Wine Bar, atribuído à Enoteca 17•56.

Localizada no Cais de Gaia, a Enoteca 17•56 é parte integrante do centro de visitas desta ex-majestática Companhia. O 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha tem tudo para responder à arte de bem receber – a história, o vinho e a gastronomia – e soma já várias distinções. Entre elas está o prémio de ‘Melhor Enoturismo’, atribuído pela Revista de Vinhos.

O prémio da Grandes Escolhas foi anunciado pela jornalista Mariana Lopes e recebido, “virtualmente”, por Pedro O. Silva Reis, Fine Wine Manager da Real Companhia Velha e autor da carta de vinhos da Enoteca 17•56, elemento essencial na conquista deste prémio.

A Enoteca 17•56 pelo olhar da revista Vinho Grandes Escolhas

Nesta criação inovadora da Real Companhia Velha vale (quase) tudo. Com mais de 500 vinhos disponíveis para degustar, a solo ou em harmonia com várias cozinhas, e um ambiente de luxo confortável, temos o Wine Bar do ano.

Este espaço da Real Companhia Velha – criado em 2018 no Cais de Gaia, ocupando parte de um antigo armazém da empresa – já não é nenhum desconhecido. Aquando da sua abertura, impressionou imediatamente os enófilos e gastrónomos portugueses, tanto pela complexidade e carácter tecnológico do Museu (da 1.ª Demarcação do Douro) que inclui, como pelo inovador conceito da Enoteca que se encontra no piso superior.

A Enoteca 17•56 (nome que faz referência ao ano de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, também denominada por Real Companhia Velha), oferece aos amantes de vinho um número infindável de momentos bem passados, num ambiente confortável ao estilo chalé, com “as cozinhas” asseguradas pelo Grupo Romando: um bom vinho com bom marisco? Há na Enoteca. Um bom vinho e uma bela carne maturada? Também há. Um bom vinho com sushi? Tem, também. Com asiático? E pizza gourmet? Não falta. Sem esquecer a Fromagerie Portuguesa, com uma vasta seleção de queijos nacionais e internacionais, e o Cigar Club, para quem gosta de charutos e de os harmonizar com vinho do Porto). Mas o que faz da Enoteca um dos melhores wine bars do nosso país, é o facto de se poder usufruir, desta maneira ou a solo, de uma carta de vinhos — que inclui uma generosa seleção a copo — com 533 referências: 128 da Real Companhia Velha; 161 de outros produtores de todas as regiões portuguesas; 174 vinhos estrangeiros, de várias Denominações de Origem de França, Itália, Espanha, Alemanha; e 70 fortificados, onde se incluem Vinhos do Porto da casa e até Tokaji da Hungria. Os preços, por sua vez, são muito atrativos.

Tudo isto num espaço amplo, com duas salas privadas e um terraço panorâmico, a namorar com o rio e com os edifícios tão familiares de Vila Nova de Gaia e, do outro lado, o idílico Porto.

Sobre o 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha

Localizado à beira do rio Douro, no Cais de Gaia, o 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha abriu portas no dia 30 de Agosto de 2018 para ocupar parte daquele que outrora foi um dos armazéns da Companhia. É um espaço com 3.000 m2, divididos em dois pisos, onde o vinho, a gastronomia e a história se complementam, e onde tempo e conforto são palavras-chave. O nome faz referência ao ano da instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (também denominada por Real Companhia Velha), o mesmo da 1.ª Demarcação do Alto Douro: 1756, mais precisamente a 10 de Setembro. No Museu da 1.ª Demarcação conta-se a história do Douro, a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo, indissociável da própria história da Real Companhia Velha. Esta “viagem” pode ser feita através de inúmeros objetos e documentos, que são pertença do espólio da empresa e entre os quais se destaca o Alvará Régio assinado por D. José I a 10 de Setembro de 1756, sob os auspícios do Marquês de Pombal – disponível na versão original, intocável, e em duas versões digitais, passíveis de serem folheadas – e garrafas históricas. O mesmo espaço convida ainda a conhecer alguns dos mais importantes acontecimentos mundiais. No final da visita, nada como degustar os néctares da Companhia. Do Douro ao Porto, são muitas as opções, que podem ser adquiridas na belíssima loja de vinhos. No piso de cima, a Enoteca 17•56 é um espaço dedicado à afirmação do Porto como uma das dez capitais mundiais do vinho. De notar que, para além do amplo portefólio da Real Companhia Velha vão estar ao dispor alguns dos melhores vinhos de Portugal, na secção ‘Carta dos Amigos’, e também vinhos das mais reconhecidas regiões do Velho Mundo. No total, a carta de vinhos ultrapassa as 500 referências. O vinho é complementado por uma vasta oferta gastronómica, que, desde final de 2020, é assegurada pelo Grupo Romando. A aposta é feita na cozinha tradicional, que está na génese do Romando, assumindo protagonismo peixes e mariscos, mas também as carnes – maturadas e em jeito de steakhouse. A comida asiática e pizzas gourmet complementam o menu. A cargo da Fromagerie Portuguesa está uma vasta selecção de queijos nacionais e internacionais, que podem ser consumidos no local ou comprados para levar para casa. Este sofisticado espaço contempla ainda uma zona de lounge, um cigar club (para apreciadores de charutos, em harmonia com bons Vinhos do Porto), duas salas privadas e um terraço panorâmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *