A Adega de Monção foi distinguida, novamente, nos “Melhores do Ano” da prestigiada Revista Vinho Grandes Escolhas.
Alvarinho Deu-La-Deu Histórico 2017 integra o Top 30 – Os Vinhos de Sonho de 2020, na categoria de vinhos brancos, tendo sido considerado “um perfeito exemplo de que, em Monção e Melgaço, é possível fazer um Alvarinho de excelência sem recorrer à barrica”, pelo crítico Luís Lopes.
Os Prémios Grandes Escolhas são numa iniciativa da Revista Vinho Grandes Escolhas e foram atribuídos por uma equipa de provadores, composta por Dirceu Vianna Júnior MW, João Paulo Martins, Luís Lopes, Mariana Lopes, Nuno de Oliveira Garcia e Valéria Zeferino. O concurso tem como objetivo ser um guia para os consumidores, dando a conhecer os melhores vinhos de 2020, com base na opinião de um grupo de críticos bastante experientes.
A Adega Cooperativa de Monção é o maior produtor local e uma referência a nível nacional e internacional, devido à qualidade dos seus néctares. Luís Lopes considera que “este Deu-La-Deu, chamado de “Histórico” pelo classicismo da rotulagem” era o vinho completamente diferenciador que faltava à Adega de Monção.
O Alvarinho Deu-La-Deu Histórico 2017 é um néctar produzido com uma criteriosa seleção de uvas dos vinhedos mais antigos de Monção e com uma tecnologia de vinificação ancestral- a fermentação do mosto juntamente com a película da uva. Apresenta um aroma com a expressão muito forte da casta e um sabor intenso, elegante, harmonioso, encorpado e com boa rusticidade.
Este vinho tem feito bastante sucesso nos consumidores e nos críticos, tendo ganho também, uma medalha de ouro no concurso internacional Catavinum Worl Wine & Spirits, organizado no País Basco, em Espanha.
Sobre a Adega de Monção:
Fundada a 11 de outubro de 1958, a Adega de Monção está situada na sub-região de Monção e Melgaço, a região característica da casta de Alvarinho.
Em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a Adega de Monção, presidida por Armando Fontainha, é conhecida pela inovação nos processos de vinificação, estabilização e engarrafamentos dos vinhos e pela forte aposta na qualidade dos seus néctares.
Sendo o maior produtor de vinhos da região de Monção e Melgaço, a adega possui 1720 produtores associados, que somam uma área de vinha de 1237 Ha e produções na ordem dos 8.000.000 Kg anuais, dos quais 60% dizem respeito à casta Alvarinho.
A qualidade dos seus vinhos vai além-fronteiras e conquista consumidores e críticos a nível nacional e internacional. Atualmente, a cooperativa exporta para a Europa, África e América do Norte e do Sul, onde já viu os seus produtos serem premiados em diferentes concursos vinícolas.
A Adega Cooperativa de Monção foi galardoada pelo IAPMEI com o Estatuto de PME Excelência, que tem vindo a ser renovado todos os anos, e possui o certificado IFS Food, um dos mais exigentes e importantes certificados no ramo da segurança alimentar.