Vinhos do Tejo

Quatro décadas de ‘Festival Nacional de Gastronomia’ celebradas com Vinhos do Tejo

Pelo motivo que todos sabemos – pandemia da Covid-19 –, este ano não há “espaço” para a realização do ‘Festival Nacional de Gastronomia 2020’ nos moldes em que estamos habituados de há 40 anos a esta parte. A organização está, contudo, bastante empenhada em assinalar esta efeméride, tendo preparado um conjunto de iniciativas, a decorrer entre este e o próximo ano. Afinal, estamos perante o mais antigo e mais amplo certame gastronómico português, que se realiza em Santarém, capital nacional da gastronomia.

A Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo (CVR Tejo) foi convidada a integrar o Programa da Celebração dos 40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e os Vinhos do Tejo voltam a marcar a assídua presença. Uma das iniciativas deste programa é o ‘Sabores e Saberes – 40 Anos de História’, evento que decorre de 15 e 25 de Outubro, na Casa do Campino e que terá uma forte componente digital, com a transmissão on-line da maioria dos momentos. As medidas de segurança serão uma prioridade, sendo que o Plano de Contingência aprovado para o evento prevê uma redução substancial da lotação, bem como a implementação de medidas que visam atribuir segurança e conforto a todos.

A celebração da gastronomia é o mote principal deste evento, que conta com a exposição ‘40 Anos de Festival Nacional de Gastronomia’, conferências, demonstrações gastronómicas e jantares a cargo de chefs de nomeada regional e nacional, mas também provas e harmonizações vínicas. Com o apoio da CVR Tejo, os Vinhos do Tejo vão marcar presença de diversas formas e em momentos distintos. No que toca aos néctares propriamente ditos, são de cinco produtores: Quinta da Ribeirinha, Quinta do Arrobe, Quinta do Coro, Quinta Monteiro de Matos e Quinta S. João Batista (Enoport).

Vinhos do Tejo na iniciativa ‘Sabores e Saberes – 40 Anos de História’

Sábado, dia 17 de Outubro de 2020

16h00 Prova de Vinhos do Tejo do produtor Quinta Monteiro de Matos

20h00 Jantar de Sabores e Saberes com o chef Rui Paula (duas estrelas Michelin)

  Harmonização com Vinhos do Tejo do produtor Quinta do Coro

Domingo, dia 18 de Outubro de 2020

16h00 Prova de Vinhos do Tejo do produtor Quinta do Arrobe

Terça-feira, dia 20 de Outubro de 2020

21h30 Conferência “Gastronomia e vinhos: provar, beber e entender”

Moderada pelo sommelier Rodolfo Tristão, consultor da CVR Tejo

Sexta-feira, dia 23 de Outubro de 2020

20h00 Jantar de Sabores e Saberes com o chef Miguel Gameiro

  Harmonização com Vinhos do Tejo do produtor Quinta S. João Baptista (Enoport)

Sábado, dia 24 de Outubro de 2020

16h00 Prova de Vinhos do Tejo do produtor Quinta da Ribeirinha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *