Depois da presença na 1.ª edição da Feira Internacional de Enoturismo (FINE), que teve lugar na cidade espanhola de Valladolid, nos dias 12 e 13 de Fevereiro, os Vinhos do Tejo retomaram agora a promoção fora de portas. Só agora, com presença física, devido às contingências impostas pela pandemia da Covid-19. O destino foi a Polónia, um dos mercados estratégicos para a promoção dos Vinhos do Tejo e onde a sua presença é já bastante significativa. Os produtores ficaram em Portugal e os néctares da região viajaram na presença de Gonçalo Guimarães, em representação da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).
De 24 a 30 de Setembro, a actividade foi muita, dividida entre o já habitual Roadshow Vinhos do Tejo, promovido pela CVR Tejo, e a Grande Prova Vinhos de Portugal, organizada pela ViniPortugal.
O Rodshow Vinhos do Tejo percorreu quatro cidades – Poznan, Lodz, Bydgoszcz e Sopot – nos dias 24, 25, 29 e 30. A tarde de dia 28 foi preenchida com a realização da Grande Prova Vinhos de Portugal Varsóvia 2020, na qual participaram profissionais e media, mas também wine lovers. De notar que este acontecimento foi precedido por um evento digital, realizado no dia 23.
Foram quinze os produtores de Vinhos do Tejo representados nestas acções: Adega do Cartaxo, Casa Agrícola Paciência, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Companhia das Lezírias, Enoport, Falua, Fiuza & Bright, João M Barbosa Vinhos, Pinhal da Torre, Quinta da Alorna, Quinta da Badula, Quinta da Lagoalva, Quinta da Lapa e Santos & Seixo – Encosta do Sobral.
De notar que estes eventos marcaram a estreia do novo embaixador dos Vinhos do Tejo na Polónia, eleito recentemente através do concurso ‘Tejo Summer Expert’, organizado por empresa polaca para a CVR Tejo com este intuito. O seu nome é Marek Kusik e junta-se assim a Andrzej Strzelczyk, sommelier que ocupa este “cargo” desde 2015 e que o continuará a fazer, através da participação em acções de formação e eventos, na Polónia e em Portugal.