Não será um lançamento mas sim a possibilidade de os fãs da Churchill’s e amantes de vinho do Porto, que comprarem online o E-Tasting kit, poderem provar uma ‘amostra de casco’ do Single quinta Vintage – Churchill’s Quinta da Gricha Vintage Port 2018. Um vinho que será engarrafado e ficará guardado nas caves da empresa para lançamento futuro.
Este é um Vintage “bem estruturado e elegante com a frescura, pureza de fruta e tensão associadas aos vinhos desta Quinta”, afirma John Graham. O fundador e enólogo principal da casa adianta que “as condições climáticas difíceis de 2018 originaram comportamentos diferentes das vinhas na Região do Douro. No caso específico das vinhas da Gricha, a exposição virada a Norte e a localização bem arejada permitiram ultrapassar essas dificuldades e obter-se uma maturação equilibrada e completa, dando origem a vinhos que expressam ao máximo o potencial único desta propriedade”.
Os Vintages da Quinta da Gricha são vinhos artesanais com mínima intervenção, resultantes de vindima manual, fermentação natural mais prolongada, com engaço, e pisa 100% a pé em lagares de pedra. A Churchill’s tem lançado vinhos do Porto Vintage da Gricha todos os anos, desde 1999, com exceção apenas de 2002 e 2010. A produção deste single quinta Vintage é sempre reduzida, no caso do 2018 será de cerca de 450 caixas.
O ano de 2017-2018 foi um ano atípico, quando comparado com os anos anteriores. O inverno foi frio e seco, choveu muito na primavera e o verão começou frio e com chuva, mas terminou extremamente quente e seco. Esta instabilidade climática reduziu o rendimento em cerca de 30%. Apesar disso, “a equipa da enologia da Churchill’s considerou que as uvas da Quinta da Gricha expressavam na plenitude as características únicas do seu terroir, pelo que decidiu produzir o seu Single Quinta”, explica Ricardo Pinto Nunes, diretor de produção da empresa.
Assim, “este é um vinho de cor preta retinta até ao bordo violeta. No nariz, tem aromas intensos de mirtilos em conjunto com nuances de mentol e lavanda”, diz John Graham. “É focado, tenso e preciso em boca, mostrando um carácter mineral e vibrante, com uma veia de acidez natural juntamente com uma firme estrutura tânica, resultando num vinho elegante, puro e com excelente potencial de envelhecimento”, considera o fundador da Churchill’s.
As ‘Masterclasses virtuais de Vinho do Porto’ deste mês resultam do sucesso das ‘Conversas virtuais com Enólogos’, realizadas em abril pela Churchill’s, continuando assim a aproximar a sua comunidade num momento de distanciamento social.
A prova de Vinhos do Porto Vintages será transmitida em direto no Instagram da Churchill’s nos dias 19 (em inglês) e 21 de maio (em português), às 20h00, e terá a duração de uma hora, incluindo perguntas e respostas aos enólogos e convidados (https://www.instagram.com/churchills_port/). Os seguidores da Churchill’s poderão acompanhar a prova ao mesmo tempo que os enólogos, já que a empresa tem à venda na sua loja online o E-Tasting kit, com envio gratuito para Portugal. Tal como nas edições anteriores, as Masterclasses serão depois publicadas online no canal de YouTube da Churchill’s.
Nesta Masterclass, John e Ricardo, os dois enólogos da casa, vão apresentar uma prova vertical de Vinhos do Porto Vintage da Churchill’s, começando pelo LBV, passando pelo Churchill’s Vintage Port 1994 e pelo Churchill’s Vintage Port 2014 (com 20 anos de diferença entre eles), uma prova de edição limitada diretamente da nossa enoteca do Quinta da Gricha Vintage Port 2005, e terminando então com a oferta de uma ‘amostra de casco’, em primeira mão, do ainda não engarrafado single quinta vintage – Churchill’s Quinta da Gricha Vintage Port 2018.