A XI edição da “Lampreia do rio Minho – um prato de excelência”, que decorre até 15 de abril, tem a sua apresentação marcada para esta segunda-feira, dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório do antigo edifício do Convento de Santa Clara em Caminha. A Conferência de Imprensa terá como anfitriões o presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, e o vice-presidente da direção da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, Vítor Paulo.

Na iniciativa estarão também presentes elementos da Confraria da Lampreia do rio Minho, da Associação de Pescadores Profissionais do Rio Minho e Mar e representantes dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, bem como os restaurantes aderentes do território do vale do Minho.

Com esta iniciativa a ADRIMINHO pretende trabalhar o desenvolvimento de uma oferta turística regional, com produtos que se enquadram na estratégia nacional para o desenvolvimento da gastronomia e vinhos. A partir do núcleo principal de atividade que é a Lampreia, a ideia é criar uma oferta que torne os quatro meses de época baixa do turismo em meses de época alta na região.

Para Vítor Paulo, vice-presidente da ADRIMINHO, “a lampreia do Rio Minho tem nos dias de hoje uma inquestionável notoriedade e prestígio, quer em Portugal, quer em Espanha (é comum encontrar a oferta de lampreia do Rio Minho em restaurantes Porto, Lisboa e Madrid), podendo por isso ser um fator multiplicador na economia local e alavancar outros produtos turísticos do território do Vale do Minho. Poder-se-á afirmar mesmo que a «Lampreia do Rio Minho» tem atributos de uma marca de referência, pelo que tem um potencial de comunicação muito elevado.”

Vimos assim por este meio convidar o vosso Órgão de Comunicação Social a estar presente na Conferência de Imprensa da XI edição da “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência”, que se realiza na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, às 14h00, no Auditório do antigo edifício do Convento de Santa Clara em Caminha.

PROGRAMA

Conferência de Imprensa

Lampreia do rio Minho – um prato de excelência”

– Abertura da Sessão

Presidente da Câmara Municipal de Caminha

– “O papel da ADRIMINHO na promoção dos produtos endógenos”

Vice – Presidente da Direção da ADRIMINHO

– “O papel da Confraria na valorização do ciclóstomo”

Confraria Lampreia do Rio Minho

– “A Lampreia do rio Minho: desafios e oportunidades”

Associação de Pescadores Profissionais do Rio Minho e Mar

– Degustação da Lampreia do rio Minho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *