O Enóphilo Wine Fest regressa a Coimbra este sábado, dia 8 de junho, naquela que será a segunda edição do evento nesta cidade. O Convento São Francisco é o local escolhido para receber todos os enófilos interessados em provas alguns dos melhores vinhos portugueses, serão mais de 200 em prova de 30 produtores nacionais já confirmados. Para além das já habituais Provas Especiais, este ano, pela primeira vez em Coimbra, teremos também o Jantar Vínico de encerramento, que se realiza no restaurante Cordel, junto ao Convento São Francisco. A entrada no evento tem um custo de 10€ até ao dia 7 de junho e já se encontra disponível através da plataforma Ticketline.
- Mais de 200 vinhos de 30 produtores nacionais à prova no Convento São Francisco no dia 8 de junho a partir das 15h00
- Bilhetes com desconto em venda antecipada até dia 7 de junho disponíveis através da Ticketline
- 2ª etapa classificativa do Concurso Nacional de Provas de Vinhos Enófilos às Cegas.
A edição de 2018 foi um sucesso e este ano promete ser ainda melhor, nesta que será a décima edição do Enóphilo Wine Fest a nível nacional (cinco edições em Lisboa, três no Porto e duas em Coimbra). Uma tarde repleta de bons motivos para quem gosta de vinho e pretende estar a par das principais novidades. O evento tem início pelas 15h00 e no decorrer da tarde terá lugar três provas especiais (20€ com direito à entrada) que são:
Prova 1 – 20 Anos da Quinta do Ferro
A Quinta do Ferro celebra este ano 20 anos de existência. Pioneira na região dos vinhos verdes, foi e é uma adega projectada para fazer espumante, mantendo até hoje toda a sua essência e foco. Situada na margem direita do Rio Douro, em Baião, pertencente ainda à região dos vinhos verdes, onde a rara e original casta Avesso produz grande parte dos vinhos. Venha conhecer mais sobre esta variedade e sobre os espumantes desta casa, num momento de celebração, numa prova única.
Prova 2 – Vinhos nascidos do Mar
Uma masterclass sobre as castas típicas dos Açores, com foco nas variedades brancas, como o Arinto dos Açores, o Verdelho e a Terrantez do Pico, numa oportunidade para provar estes vinhos raros e compreender melhor este terroir de eleição, num momento de proximidade com um dos produtores de referência – Azores Wine Company.
Prova 3 – O Douro e as suas Castas Antigas
Um momento para conhecer um pouco mais do Douro e do seu terroir, pela mão de Jorge Lourenço, da Vinilourenço, que nos irá dar a provar alguns dos seus monocastas, entre as emblemáticas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Sousão, Rabigato ou Viosinho, mas também algumas mais raras, como a Tinto Cão, a Donzelinho ou a Samarrinho. Venha conhecer mais sobre esta região histórica de Portugal e provar algumas das suas variedades, numa prova que celebra o Douro.
O Jantar Vínico – (Entrada no evento Incluída)
A 2ª Edição do Enóphilo Wine Fest em Coimbra irá terminar em plena harmonia entre o vinho e a gastronomia com um jantar vínico preparado ao detalhe pelo restaurante Cordel, com um menu especialmente criado para o efeito. Uma oportunidade para provar à mesa alguns dos vinhos presentes no Convento São Francisco, seleccionados para harmonizar com a ementa proposta.
Produtores confirmados até ao momento:
- Joaquim Arnaud
- Quinta dos abibes
- Câmara Municipal de Oeiras
- Infinitude / Baías e Enseadas
- Quinta da Rede
- Quinta de Pancas
- Palácio Anadia
- Romana Vini
- Quinta do Ferro
- Casa de Saima
- Patrícia Santos Winemaker
- Quinta da Costa do Pinhão
- Quinta de Paços
- Quinta do Regueiro
- Nunes Barata
- Vinilourenço
- António Maçanita
- Quinta da Ferradosa
- VVYP
- Quinta do Gago
- Quinta da Lagoa Velha
- Terras de Mogadouro
- Família Hehn
- Blackett
- Vieira de Sousa
- Titan of Douro
- Quinta das Bágeiras
A pré-venda de bilhetes para a 2ª Edição do Enóphilo Wine Fest inclui desconto no valor e está disponível através da Ticketline : https://ticketline.sapo.pt/evento/enophilo-wine-fest-2019-coimbra-42755
A 2ª Etapa do Consurso Nacional Enófilos às Cegas – http://enofilosascegas.pt/site/
Uma nova iniciativa em Portugal, que resulta de uma parceria entre os Cegos por Provas e o Enóphilo, dirigido a todos os que gostam de vinho e de provas, sejam particulares ou profissionais. Um concurso de prova de Vinho, por equipas, com várias etapas classificativas a nível nacional (Lisboa, Coimbra, Tavira e Porto), e que culminará com uma final nacional.