Montez Champalimaud

Os anos 80 foram o ponto de viragem para a casa Montez Champalimaud na região dos Vinhos Verdes, mas o emblema de excelência na produção de vinhos já se desenhava no século XV. Na nova era contemporânea, os vinhos Paço de Teixeiró levam à mesa frescura e juventude, não esquecendo as tradições do passado e o papel de referência incontornável na produção de vinhos intemporais e de elevada qualidade.

Respirando os climas pouco temperados da sub-região de Baião, nos contrafortes a sul da Serra do Marão, a Quinta de Paço de Teixeiró estende-se por 8 hectares de vinha, num terroir com características singulares e excecionais, que se reveste por solos xistosos. A dominar a Quinta estão as castas Avesso e Loureiro, que servem de base aos vinhos da casa, traduzindo de forma autêntica a essência de toda a região.

Sob o olhar atento de Lourenço Charters Monteiro, enólogo da casa Montez Champalimaud, este é o berço do Paço de Teixeiró Branco e do Paço de Teixeiró Avesso, duas referências que se distinguem pela elevada frescura e complexidade aromática, pedindo lugar cativo à mesa.

Desenhado pelas castas Avesso (80%) e Loureiro (20%), provenientes de vinhas com mais de 35 anos de idade, o Paço de Teixeiró Branco 2018 emana elegância e profundidade. A cor citrina com tons palha desdobra-se em notas florais e cítricas e ainda num discreto apontamento de frutos tropicais. O toque cítrico acompanha toda a experiência de prova, culminando num final longo e com muita textura na boca, revelando todo o seu potencial gastronómico.

Numa linha mais complexa, o Paço de Teixeiró Avesso 2017 deve todo o seu encanto à casta que lhe empresta o nome. As uvas, vindimadas manualmente, são submetidas a uma prensagem suave que contribui para uma cor palha e uma mineralidade vibrante. Em contraste, sugere um leve fumado com notas cítricas que atingem um ápice equilibrado, volumoso e muito fresco. Deste espetáculo de sabores nasceram apenas 1.600 garrafas, que antecipam curta presença na prateleira.

As novas colheitas de Paço de Teixeiró, a primeira novidade da casa Montez Champalimaud para 2019, já se encontram disponíveis em todo o mercado nacional.


Paço de Teixeiró Branco 2018
PVP: €7,5
Paço de Teixeiró Avesso 2017
PVP: €15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *