Terminou ontem a 16ª edição da Essência do Vinho – Porto, evento durante o qual é eleito o ‘TOP 10 Vinhos Portugueses’ pela Revista de Vinhos. O anúncio dos premiados realizou-se na sexta-feira e, no que toca aos brancos, o 1.º lugar foi para a Bairrada, ao ser atribuído ao ‘Principal Grande Reserva 2011’, um vinho produzido pela Ideal Drinks na Quinta Colinas de São Lourenço, em São Lourenço do Bairro, Anadia, no coração da Bairrada.
O ‘Principal Grande Reserva branco 2011’ já havia sido destacado pela Revista de Vinhos, ao receber o ‘Prémio Excelência 2018’ na cerimónia d’‘Os Melhores do Ano’
O ‘Principal Grande Reserva branco 2011’ é um vinho que, na boca, revela complexidade, estrutura e um carácter mineral. Com notas florais e tostadas, aliadas a uma mineralidade cítrica, formam um aroma vigoroso e complexo. A fruta persistente, o carácter e a estrutura, conferem-lhe longevidade. Para melhor desfrutar da sua plenitude, aconselha-se que seja decantado 30 minutos antes de ser consumido e a temperatura de serviço deve estar preferencialmente entre os 9ºC e 11ºC.
Feito a partir de Chardonnay e Sauvignon Blanc, castas do Mundo, fez as delícias do painel de jurados internacional presente nesta prova. De notar que, para chegaram ao TOP 10, avaliaram mais de 60 rótulos pré-selecionados pelo painel de provas da Revista de Vinhos.
O painel de jurados internacional é bastante vasto, quer em número de participantes – 50 especialistas –, quer na sua proveniência – 11 países e 3 continentes. Os especialistas responsáveis por esta prova têm nomes muito representativos da crítica mundial. O jornalista Jamie Goode (Sunday Express), do Reino Unido; Sarah Ahmed, também do Reino Unido; José Peñin, de Espanha; Loîc Pasquet, de França; Yuri Koster e Cees van Casteren MW, da Holanda; Mabel Lai, da China; Bruno Almeida, dos EUA; ou Cássia Campos, do Brasil, são apenas alguns exemplos de uma lista extensa e rica de especialistas globais.