Joana Pinhão, enóloga da Quinta Vale D. Maria, foi distinguida como Jovem Enóloga do Ano, nos Prémios W – Aníbal Coutinho 2018. Joana já tinha sido nomeada para esta categoria em 2015, 2016 e 2017.
Licenciada em Engenharia Agrónoma com especialização em Viticultura e Enologia pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Joana inicia a sua carreira profissional em 2006, na Casa Cadaval, enquanto enóloga estagiária. Um ano depois, durante os meses da vindima, Joana integra o projeto da Quinta Vale D. Maria, para ajudar Sandra Tavares da Silva e Cristiano van Zeller, na produção de vinhos DOC Douro e vinhos do Porto.
Detentora do Nível 3 do curso WSET – The Wine & Spirit Education Trust, Joana Pinhão junta-se à equipa de Enologia da Quinta Vale D. Maria em Dezembro de 2007, onde permanece até aos dias de hoje, coadjuvando Cristiano e Francisca van Zeller.
Na edição de 2015 dos prémios W-Aníbal Coutinho, a Quinta Vale D. Maria foi distinguida como o Produtor de Vinhos Tranquilos (Vinho de Calendário). ´