Real Companhia Velha

A Enoteca 17•56, o novo espaço da Real Companhia Velha à beira do rio Douro no Cais de Gaia, vai ser palco de uma grande festa de despedida do ano, evento que se aproxima a passos largos. O registo exalta a finesse da selecção vínica, amplamente destacada por colheitas desta bicentenária casa, para cada prato deste que é um manjar de reis, servido a rigor e com glamour até mesmo depois das doze badaladas.
 
Sem mais delongas, sigamos para o cardápio do ‘Réveillon 2018’. Este inicia com champagne Pol Roger Brut Millésime 2009 a acompanhar ostras, presunto Joselito e canapés de foie-fras. Depois do ‘Amuse-Bouche’, guardado no segredo dos deuses, é dada a vez a ‘Quinta do Síbio Arinto 2016’, um vinho branco da Real Companhia Velha, servido com a entrada: ‘Trio de Crustáceos – Lavagante, Lagostim, Sapateira’. ‘Carvalhas branco 2017’ é o néctar escolhido para harmonizar com o prato de peixe: ‘Robalo com Arroz de Bivalves’. ‘Carvalhas Vinhas Velhas tinto 2011’ consiste, por seu turno, a colheita que melhor “casa” com o prato de carne: ‘Wagyu com Puré de Castanhas’. Para a sobremesa, o ‘Praliné de Avelã’, está inscrito o ‘Grandjó Late Harvest 2013’. 
 
A refeição dedicada à celebração deste ‘Réveillon 2018’ termina com uma ‘Selecção de Queijos’ acompanhada pelo ‘Real Companhia Velha Vintage 2001’. Antes das 12 badaladas, mas já com as dúzia de passas preparadas para o ritual da noite, ainda há tempo para o café ou o chá e os petit fours.
 
Guarde-se o fôlego, pois após a meia-noite é feito o brinde com espumante Real Companhia Velha. Segue-se uma mão cheia de referências vínicas para degustar em regime de bar aberto. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *