Rua das Pretas

No próximo dia 14 de Novembro, a tertúlia musical RUA DAS PRETAS lança o seu primeiro álbum, uma colecção de “wine and love songs” que estará disponível nas plataformas digitais Spotify, Apple Music, Amazon, Deezer e nas melhores garrafeiras de Portugal e de 40 países.

Há pouco mais de um ano, a RUA DAS PRETAS mudou-se da sala da casa de Pierre Aderne, onde começou, para abrir as portas ao público num palacete no Príncipe Real.

Durante esse tempo, as imprevisíveis, surpreendentes e quase secretas reuniões semanais receberam mais de 140 músicos lusófonos e do mundo, e mais de 4.000 pessoas de vários países participaram na celebração da música cantada em língua portuguesa.

O fio condutor dessas noites é o vinho. Num ano, abriram-se mais de 1.700 garrafas de alguns amigos winemakers” que começaram a participar desses saraus, a levar os seus vinhos para ajudar a contar estórias e a desfilar canções: Luis Cerdeira (Soalheiro), Tiago Dias Da Silva (Quinta Maria Izabel) , Miguel Louro Filho (Apelido), Francisco Bento dos Santos (Monte Doiro), Julia Kemper, Rita Nabeiro (Adega Mayor), Fernando Coelho (Quinta Dos Tourais), Antonio Maçanita e o sui generis Dirk Niepoort .

Foi justamente na companhia de Dirk, quando juntos bebiam um Porto de meia idade, a contemplar os socalcos do Douro na Quinta de Nápoles, que Pierre teve a ideia de gravar um disco de canções de amor e de vinho.

Alguns dias depois, partiram para Nova Iorque, na companhia de 12 músicos. Ali ficaram duas semanas, vivendo em comunidade numa casa no Greenwich Village. Compor, cozinhar, cantar, abrir garrafas e gravar com Hector Castillo (vencedor de 8 GRAMMYS na produção/gravação de nomes como Beck, Bjork, Lou Reed, David Bowie, Bebel Gilberto) foi o seu dia-a-dia.

Dois meses depois, todos rumaram a Lisboa e durante a sua estadia numa casa na Rua Da Bica, finalizaram o álbum no mítico estúdio lisboeta Namouche.

O cantor nova-iorquino, compositor e jornalista musical Brian Cullman e o músico do Kansas Tanner Walle, formam, juntamente com Pierre Aderne, o triângulo que dá alicerce ao álbum. E que conta ainda com a colaboração do acordeonista português João Barradas, do compositor norte-americano Jesse Harris, da cantora brasileira residente em Nova Iorque Liz Rosa, a fadista do norte Liliana Macedo, a cantora cabo-verdiana Maria Inês Paris, a parisiense Gabrielle Hartmann, o cantautor brasileiro Fred Martins – radicado em Lisboa – e os músicos Diogo Duque, Walter Areia, Augusto Baschera, Nilson Dourado, Sérgio Costa, Henrique Leitão, Jeremy Gustin, Glenn Patcha, Michael Chiaer e o maestro do samba carioca Luís Filipe de Lima.

Do Wine Album fazem parte dez músicas inéditas que passeiam por Bossas, Fadinhos, Folk e Jazz, para além do tema “Vinho Do Porto“ de Carlos Paião, revisitado – disponível apenas como bónus track digital.

O CD acompanha um dos quatro vinhos exclusivos, idealizados por Dirk Niepoort para a RUA DAS PRETAS e produzidos pela Niepoort Wines, ou poderá ser descarregado através do código de ‘download’ impresso nas rolhas.

Os rótulos, obras originais, foram criados pelos artistas plásticos brasileiros de renome Gonçalo Ivo e Rubem Grilo.

The Wine Album EPK

Full Wine Álbum Streaming

https://goo.gl/CwXcH1

Single “Vinho Do Porto“

Single “Me and You“

O que é RUA DAS PRETAS:

“Rua Das Pretas é um encontro semanal, uma festa de amigos, de vinho e de música, para um público amante da musica e vinho e que quer viver um momento singular. É onde o Buena Vista Social Club encontra a Tropicália. É uma celebração e exploração da cultura lusófona do passado, presente e futuro: dos suspiros do fado, das mornas e dos prazeres do samba às ruas secundárias do flamenco e do blues. É música passada de mão em mão entre amigos e colegas artistas, mantida viva pela santa comunhão de música e história. Às vezes sussurrada, às vezes cantada e sempre em movimento.”

Brian Cullman

Além dos atuais encontros semanais em Lisboa, a RUA DAS PRETAS segue itinerante como um circo de música com residências no Porto, Paris, Nova Iorque, Londres e brevemente Madrid e Tóquio.

Pela sala da Rua das Pretas já passaram artistas como Tito Paris, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Moura, António Zambujo, Sara Tavares, Jorge Palma, Melody Gardot, Cristina Branco, Anna Maria Jopek, Dadi, Camila Masiso, Joana Amendoeira, Pedro Luis, Pedro Miranda, Fernanda Abreu,Vinícius Cantuária, Sara Paixão, Susana Travassos, José Eduardo Agualusa, Valter Hugo Mãe, entre tantos outros.

www.ruadaspretas.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *