ANIL

Nos dias 11 e 12 de Outubro foram a Concurso 208 referências de queijos de origem 100% portuguesa, mais 15 do que em 2017 e o maior número de sempre registado nesta competição nacional que elege os melhores ‘Queijos de Portugal’, num desafio iniciado em 2009 pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL).

A cerimónia de anúncio e entrega dos vencedores realiza-se já na segunda-feira, dia 29 de Outubro, às 15h00, integrada no evento ‘Grandes Escolhas Vinhos & Sabores 2018’, com entrada no Pavilhão 1 da Feira Internacional de Lisboa – Parque das Nações, em Lisboa. A relevar quais os Melhores Queijos de Portugal estará, ao lado de Maria Cândida Marramaque (Directora-Geral da ANIL), o jornalista e crítico de vinhos e gastronomia Edgardo Pacheco, um apaixonado e estudioso de queijos.

A aposta na promoção do desenvolvimento da indústria de lacticínios, com vista a melhorar o posicionamento dos queijos portugueses no mercado e, ao mesmo tempo, o reforço do reconhecimento, assim como o conhecimento, em relação a este produto específico junto do consumidor, continuam a ser os objectivos defendidos pela ANIL ao longos destes dez anos de ‘Concurso de Queijos de Portugal’.

O número de provadores deste ano foi de 21 elementos (consultar a lista abaixo), envolvendo uma avaliação objectiva e técnica. Na sua composição contou com representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição e dos meios de comunicação social.

Lista de Jurados do Concurso Queijos de Portugal 2018

Nome do Jurado Entidade

Alda Gonçalves Apolónia

Ana Madeira ALIFARMA

Carla Barbosa IPVC

Cátia Pereira MC Continente

Cláudia Sofia Faria Henriques Codimaco

Cristina Pinheiro Universidade de Évora

Filipa Teixeira  Revista Sábado

João Cotta ALS/CONTROLVET

Jorge Viegas ESAC

José Estevam Matos Universidade dos Açores

José Manuel Esteves de Aguiar ACCE Soc Advogados

Juliana Ferreira Jerónimo Martins

Lúcia Medeiros ALIP

Luís Vieira de Medeiros IAMA

Manuel Antunes AGRICERT

Maria João Oliveira dos Queijos

Nuno Bartolomeu ESAB

Pedro Louro INIAV

Rita Inácio ANCOSE

Rosa Rodrigues DGAV

Susana Teixeira Universidade Católica – ESB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *