Sandra Tavares e Susana Esteban

Vinhos maravilhosos de excecional complexidade e carácter, é o que significam os 94 e 95 pontos atribuídos pela Wine Advocate de Robert Parker ao duriense Crochet tinto 2015 e ao alentejano Tricot tinto 2015, respetivamente. Quando em 2011 Sandra Tavares e Susana Esteban, enólogas e amigas há quase duas décadas, tantas quantas têm de experiência profissional, decidiram encurtar a distância entre o Douro e o Alentejo criando um projecto de produção de vinhos que as fizesse passar mais tempo juntas, não imaginavam que este ‘hobby’ despertasse a atenção internacional.

 

Únicos, irrepetíveis e com produção limitada os vinhos Crochet e Tricot têm em comum a amizade, a experiência e a paixão pelo vinho e pela matéria-prima excecional, colhida em vinhas velhas localizadas no Douro e no Alentejo. O Tricot tinto 2015, distinguido com 95 pontos, é feito a partir de um blend, de partes iguais, de uvas da casta Touriga Nacional e de vinhas velhas da serra de São Mamede com várias castas tradicionais. Para Mark Squires, provador da publicação americana, este é um vinho fresco, com um elevado gosto a fruta, que combina elegância, concentração e precisão. O equilíbrio e frescura, fruto do seu terroir, deixam ainda o crítico otimista no que diz respeito à sua evolução. O ‘outro vinho fantástico desta dupla de famosas enólogas’, segundo Squires, é o vinho tinto Crochet 2015, que o classificou com 94 pontos. O blend 60% Touriga Franca, 40% Touriga Nacional, foi considerado pelo crítico equilibrado, preciso e bem estruturado, manifestando semelhanças de estilo com o Tricot.

 

Os dois tintos nasceram do projeto Sandra Tavares & Susana Esteban, resultado da experiência de várias vindimas juntas nas duas principais regiões vitivinícolas de Portugal, o Douro e o Alentejo, que proporcionam vinhos sérios, bem-educados que se apresentam finos, elegantes e harmoniosos. As duas enólogas foram buscar a inspiração do nome e da imagem dos vinhos ao universo feminino onde, tradicionalmente, duas mulheres se juntavam para fazer Crochet e Tricot. No mercado é possível encontrar a quinta colheita de Crochet (de 2015) e a segunda do Tricot (de 2015) por um PVP aproximado de 30€.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *