Em estreia absoluta no mercado, o vinho Pouca Terra Branco 2015 é a mais recente paragem de Celso Pereira e Jorge Alves, a dupla de enólogos responsável pelos vinhos Quanta Terra e Terra a Terra. Com esta criação, reforçam a aposta na produção de vinhos brancos de grande qualidade no Douro, revelando o seu potencial inesgotável.
Este vinho deve o nome, e o rótulo, a uma antiga onomatopeia usada para imitar o barulho de um comboio em andamento. A origem desta expressão é explicada, segundo a voz do povo, pela lentidão das tradicionais locomotivas a vapor, que se caracterizavam pelas distâncias curtas que percorriam, pelas poucas terras por onde passavam. Tal como estas locomotivas históricas, o Pouca Terra Branco convida o consumidor a subir a bordo de uma viagem sem pressas pela região, testemunhando a complexidade e beleza das suas paisagens. Para esta primeira edição foram produzidos apenas 6 mil cartões de embarque o que, por outras palavras, se traduz em apenas 6 mil garrafas.
Nascido no planalto de Alijó, no Douro Superior, em vinhas com cerca de 650 metros de altitude em solos de transição entre xisto e granito, o Pouca Terra Branco 2015 revela uma expressiva explosão aromática a fruta tropical com notas florais. Na boca afirma-se muito equilibrado e encorpado. Termina com volume e persistência. É a companhia ideal para os pratos de eleição dos dias quentes, como peixe, marisco e sushi.