Octant

O Octant Douro lança a “Semana do Produtor”, uma ação que decorre nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, e em janeiro de 2023. Esta programação exclusiva, visa aliar a gastronomia duriense aos icónicos vinhos desta região e conta todas as semanas com a presença de um produtor de vinhos de renome. No mês de outubro, a Semana do Produtor, destaca casas durienses como Vieira de Sousa, Maynards by Barão de Vilar, Real Companhia Velha, e Quinta do Noval.

Assente no pilar do localismo, o Octant Douro criou a “Semana do Produtor”, na qual gastronomia e vinhos se harmonizam. A partir do dia 3 de outubro, e até janeiro de 2023 há ainda mais motivos para visitar o Octant Douro. Todas as sextas-feiras haverá a presença de um produtor de vinhos, uma prova de vinhos gratuita com o produtor, bem como um menu de degustação exclusivo de seis momentos pelas mãos do Chef Dárcio Henriques no restaurante Raiva com a presença de representantes das casas convidadas, onde vinhos e gastronomia se harmonizam, e uma seleção especial de vinhos a copo do produtor em destaque durante a semana.

Para inaugurar a “Semana do Produtor” de 3 a 8 de outubro estarão à prova os vinhos da Vieira de Sousa. Na sexta-feira dia 7, na prova gratuita, marcará presença a enóloga Luísa Vieira de Silva, já o jantar de pairing contará também com a presença de Maria de Sousa Vieira, uma das proprietárias da empresa, que ao longo de cinco gerações mantém a tradição na produção de vinho do Douro e do Porto, nos cerca de 70 hectares de vinhas na região Cima Corgo.

A semana de 10 a 15 de outubro, será dedicada à Maynards by Barão de Vilar, cuja ligação com o mundo do vinho data do início do século XVII. Maynard honra a história de Walter Maynard, um dos primeiros negociantes britânicos de Vinho do Porto da genealogia da família Van Zeller, que remonta aos tempos de Dorothea Augusta Kopke, sua trineta. No dia 14, para além da prova de vinhos com o enólogo Álvaro Van Zeller, Fernando Van Zeller, também representante da 14ª geração da família Van Zeller, estará presente no jantar de harmonização com os vinhos tranquilos e vinhos do Porto.

Os vinhos da casa Real Companhia Velha estarão presentes na semana de 17 a 22 com a gama Séries, que representa a paixão e a inovação desta casa bicentenária. Na sexta-feira dia 21, Pedro Silva Reis, Vasco Silva Reis e Frederico Gomes da Real Companhia Velha participam no restrito jantar de pairing, após a prova gratuita conduzida por Pedro Silva Reis, enólogo assistente. A casa Real Companhia Velha foi fundada em 1756 por Alvará Régio de El-Rei D. José I, e destaca-se pela produção de vinho do Porto e de vinhos tranquilos.

No dia 28 de outubro, sexta-feira, o jantar de harmonização do Chef Dárcio Henriques terá a presença de Nuno Santos, representante da Quinta do Noval. Com os primeiros registos de Quinta do Noval datados de 1715, esta casa é reconhecida pelos vinhos do Porto, e desde 2004 pela produção de vinhos do Douro.

Para Duarte Gonçalves da Cunha, Diretor do Octant Douro: “Numa região onde se sente o vinho na alma e cultura das suas gentes, com a “Semana do Produtor”, o Octant Douro pretende homenagear os produtores de vinhos, e dar a conhecer aos nossos hóspedes e clientes, o incrível trabalho que as casas convidadas têm vindo a realizar. Para tornar esta experiência memorável, o Chef Dárcio Henriques prepara todas as sextas-feiras um jantar exclusivo em harmonia com os vinhos que estão em evidência nessa semana”.

Este é o primeiro mês da “Semana do Produtor” no Octant Douro, onde as sextas-feiras contam com a presença de produtores de vinhos e jantares personalizados de pairing, com o custo de 180€ por pessoa. O menu especial de harmonização também estará disponível aos sábados, mediante reserva prévia.

Para mais informações ou reservas no Octant Douro, visite o website ou entre em contacto através do telefone 255 690 160.

Para saber mais sobre as casas presentes no Octant Douro, no mês de outubro:

Vieira de Sousa

Maynards by Barão de Vilar

Real Companhia Velha

Quinta do Noval

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *