Bairrada - Terra de bem-viver

Depois do ‘Nossa Missão Baga Pre-Phylloxera tinto 2016’ ter sido eleito para integrar o ‘TOP 100 Wine Discoveries 2020’ da publicação Robert Parker – The Wine Advocate, é tempo de revelar boas novas que ainda ecoam do ano transato. A lista de vencedores do ‘Concurso de Vinhos CA 2020’ revela-nos que é da Bairrada o melhor vinho tinto – também ele um Baga em extreme – desta competição, organizada pelo Crédito Agrícola, em parceria com a Escanções de Portugal.

Se o ‘Foral de Cantanhede Gold Edition Baga tinto 2011’ chegou ao topo do pódio, ao arrecadar a Grande Medalha de Ouro na categoria de vinhos tintos, o ‘Marquês de Marialva Arinto Reserva branco 2019’ conquistou uma Medalha de Ouro. Em comum têm o terroir de Cantanhede e a autoria a cargo da Adega de Cantanhede, o que é revelador de um trabalho de qualidade e muita consistência.

Bairrada – Vinhos premiados no CVCA 2020

São ainda ambos monocastas: se o primeiro dá palco à Baga, a casta rainha da Bairrada; o ‘Marquês de Marialva’ elege a Arinto, amplamente conhecida e usada nas várias regiões vitivinícolas portuguesas. Curioso o facto de serem duas castas que primam por uma elevada acidez, o que dá origem a vinhos vibrantes, com bom potencial de guarda e perfil gastronómico.

Provados às cegas por um júri composto por escanções, enólogos, enófilos e jornalistas do sector, foram 183 os vinhos que integraram o ‘Concurso de Vinhos CA 2020’. Entre espumantes, brancos e tintos, vieram das várias regiões vitivinícolas do país, com origem em 109 produtores. Da lista de vencedores fazem parte sessenta vinhos, no total: três arrecadaram Grande Medalha de Ouro, um em cada categoria; e cinquenta e cinco foram distinguidos com Medalhas de Bronze, Prata e Ouro, “transformadas” em Tambuladeiras dos Escanções de Portugal.

Sobre a Adega de Cantanhede:

Fundada em 1954 por um conjunto de 100 viticultores, a Adega de Cantanhede conta hoje com 500 viticultores associados ativos e uma produção anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva, constituindo-se como o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando cerca de 40% da produção global da região. Hoje certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos Bairrada DOC e Beira Atlântico IGP. Reconhecendo a enorme competitividade existente no mercado nacional e internacional, a evolução qualitativa dos seus vinhos é o resultado da mais moderna tecnologia, com foco na qualidade e segurança alimentar (Adega Certificada pela norma ISO 9001:2015, e mais recentemente pela IFS Food 6.1.), mas também da promoção das castas Portuguesas, que sempre guiou a sua estratégia, particularmente das variedades tradicionais da Bairrada – Baga, Bical e Maria Gomes – mas também de outras castas Portuguesas que encontram na Bairrada um Terroir de eleição, como sejam a Touriga Nacional, Aragonez e Arinto, pois acredita que no inequívoco potencial de diferenciação e singularidade que este património confere aos seus vinhos. O seu portfólio inclui uma ampla gama de produtos. Em tinto, branco e rose os seus vinhos vão desde os vinhos de mesa até vinhos Premium a que acresce uma vasta gama de Espumantes produzidos exclusivamente pelo Método Clássico, bem como Aguardentes e Vinhos Fortificados. É um portfólio que, graças à sua diversidade e versatilidade, é capaz de atender a diferentes segmentos de mercado, com diferentes graus de exigência em qualidade, que resulta na presença dos seus produtos em mais de 20 mercados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *