Unlock Wines

A afirmação da região da Bairrada para a produção de espumantes gastronómicos de grande qualidade não é um fenómeno recente. Exemplo disso é o trabalho da família Prior Lucas, que sugere dois vinhos para servir à mesa com os pratos típicos da estação.

Localizado em Souselas (Coimbra), o produtor Prior Lucas é um dos mais recentes casos de sucesso da região demarcada da Bairrada. Rui Lucas, atual geração à frente do negócio, decidiu recuperar o legado do seu bisavô, José Francisco Prior, com o objetivo de preservar o património vitícola da sua “nano-região”, mas sobretudo o perfil distinto dos vinhos aqui produzidos.

Em destaque na gama de vinhos Prior Lucas estão os espumantes, referência incontornável da região e que lhe tem valido várias distinções a nível nacional e internacional. Para assinalar a época festiva (e gastronómica) que se aproxima, as sugestões são o Prior Lucas Rosé Bruto 2018 e o Prior Lucas Falala Blanc de Noir 2018.

O primeiro, um tradicional 100% Baga, foi produzido através do Método Clássico, com uma primeira vinificação feita em cuba de inox. Seguiu-se uma segunda fermentação, que ocorreu em garrafa com “remuage”, terminando com o “degórgement” realizado após 12 meses de estágio. O resultado é um espumante de cor rosa bem definida, que sugere aromas a frutos vermelhos onde predominam os morangos silvestres. Fresco e com bolha fina, afirma-se como um espumante muito versátil à mesa, acompanhando desde entradas mais elaboradas até pratos mais condimentados, como o típico “Leitão à Bairrada”.

Já o Prior Lucas Falala Blanc de Noir 2018 é elaborado a partir de uma mistura das castas Syrah (85%), Maria Gomes (10%) e Bical (5%). Partilha a filosofia do Método Clássico e o estágio de 12 meses em garrafa que, neste vinho, resulta num espumante de cor dourada clara e brilhante, excecionalmente aromático, com nuances de alperce e laranja, aromas de flores brancas e um leve toque de biscoito. Bem equilibrado na boca com uma acidez citrina que o torna leve e saboroso. Dono de uma sedutora bolha fina, é um excelente aperitivo, evidenciando também todo o seu potencial quando acompanhado por pratos de peixe ou massas.

Sobre a Unlock Wines

A Unlock Wines é uma distribuidora de vinhos de categorias superiores fundada em 2020. Com um conceito diferenciador, tem como principal missão desvendar alguns dos projetos mais inusitados no mundo dos vinhos e torna-los acessíveis ao consumidor final. Numa visão altamente global, assume uma constante procura por novas histórias e projetos, em qualquer parte do mundo. Além da atuação internacional, a Unlock Wines tem também um especial foco em marcas regionais ou emergentes em Portugal, às quais pretende dar nova visibilidade e voz.

Os vinhos Prior Lucas são distribuídos pela Unlock Wines e podem ser encontrados em garrafeiras de todo o país pelo PVP recomendado de 11€. Para mais informações, consultar www.unlockwines.pt.

Além da representação e distribuição, a Unlock Wines procura ainda prestar um novo serviço aos profissionais do setor do vinho, restauração e turismo, através de ações de formação, acolhimentos e definição de estratégias no contacto entre os pontos de venda e cliente final.

Para mais informações consultar www.unlockwines.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *