Rei dos Leitões

O ano de 2019 e o início de 2020 estavam a correr de feição ao restaurante Rei dos Leitões, várias vezes premiado – a última, no dia 03 de Março, com Garfo de Ouro pelo Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso – e com um novo espaço em funcionamento, a Lojinha do Rei. O COVID-19 veio mexer com o Mundo e o impacto foi forte na restauração. Mas, como em outras “batalhas”, a dupla Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues decidiram ir à luta. No dia 12 de Março, a poucos minutos de abrirem portas, decidiram não o fazer, a fim de protegeram os seus colaboradores e evitarem o alastramento da pandemia. Arregaçaram mangas e definiram um novo plano: passar a servir em regime de take away e entregas ao domicílio, não só comida, mas também vinho, ou não tivessem uma das maiores e melhores garrafeiras do país, com mais de 3000 referências.

De entre uma carta com 21 opções, composta por entradas, massa, peixe, marisco, carne e sobremesas, os pedidos são feitos por telefone (968 123 084) ou e-mail (reidosleitoes@reidosleitoes.com.pt). Nesta sinfonia de iguarias, não falta o afamado ‘Leitão à Bairrada’, pois claro! Mas a variedade é muita e pode ser consultada na ementa abaixo (*), disponível por tempo indeterminado, definido pela DGS em função da evolução do surte de coronavírus em Portugal.

Situado no número 17 da afamada Avenida da Restauração, na Mealhada, o Rei dos Leitões serve em regime de take away e faz entregas de Norte a Sul do país, entre as 12h00 e as 19h00, com excepção de terça-feira à tarde e quarta-feira todo o dia. As entregas são gratuitas num raio de 10 quilómetros, ou até 30 quando a encomenda tem um valor acima dos €100,00. Já com uma dúzia de dias de operação, a gastronomia e os vinhos da garrafeira dos Rei dos Leitões já chegaram a Aveiro, Anadia, Mealhada, Luso, Coimbra, Fátima e Lisboa.

Nota ainda para a forte componente solidária a que o Rei dos Leitões nos habituou. São várias as iniciativas que promove ou às quais adere. No passado Domingo, em conjunto com a empresa Duarte da Cruz & Lopes, um dos seus parceiros no fornecimento de leitões, ofereceu 80 refeições aos profissionais da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. António Paulo Rodrigues, gerente do Rei, sabe que “os médicos e auxiliares merecem o nosso maior respeito, uma vez que estão a dar o que têm e o que não têm. Presenteá-los com uma refeição de conforto é o mínimo que podemos fazer”.

(*) Ementa de Take Away e Entregas ao Domicílio

Entradas

. Gambas ao alho

. Gambas cozidas

. Lulinhas fritas

. Carapau pelim e petinga frita

Massa

Linguini de camarão e trufa

Peixes

. Polvo à lagareiro

. Risotto de polvo e gambas

. Bacalhau no forno

. Bacalhau à lagareiro (2 pax)

. Filetes de peixe-galo e arroz de limão

. Filetes de pargo, creme de batata e legumes

Marisco

. Risotto de lavagante

. Arroz do Mondego e gambas

Carne

. Lombinho de vitela grelhado

. Plumas de porco ibérico “Maldonado”

. Costeleta “El Capricho”

. Leitão à Bairrada (dose)

Sobremesas

. Melhor bolo de chocolate do Mundo

. Pudim abade priscos

. A tarde de amêndoa

. Morgado do Bussaco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *