Casa de Ventozela

Feito 100% da casta Avesso, a primeira edição do Casal de Ventozela Extra Bruto chega às prateleiras a tempo de brindar à época festiva que se aproxima.

O projeto saiu finalmente da adega: Casal de Ventozela, produtor familiar localizado na pequena freguesia de Mogege, em Vila Nova de Famalicão, na sub-região do Vale do Ave, acaba de apresentar o seu primeiro espumante, elaborado totalmente a partir da emergente e desafiante casta Avesso. O Casal de Ventozela Extra Bruto 2015 foi desenhado com o objetivo de criar um espumante com uma enorme capacidade de evolução e envelhecimento em garrafa, recordando o potencial esquecido da região.

Casal de Ventozela Bruto 2015

Os primeiros traços foram feitos na vindima de 2015, que revelou uma excelente qualidade, em particular na casta Avesso. As melhores uvas foram reservadas para a criação de um vinho espumante, o primeiro de sempre da casa, seguindo as regras e boas práticas do Método Tradicional. A primeira fermentação foi feita em cubas de inox a baixa temperatura, durante 12 meses, sendo depois o vinho engarrafado em outubro de 2016. Em maio do ano seguinte, e após 20 meses de espumantização, procedeu-se ao Degorgement, estagiando por mais 12 meses em garrafa até poder ser consumido.

De bolha muito fina e delicada e com texturas suaves, o Casal de Ventozela Extra Bruto 2015 apresenta sabores frescos e complexos de fruta no paladar, ao qual se junta um agradável registo de acidez vivificante, deixando na boca um sabor prolongado e persistente. No conjunto revela notas de brioche, muito macias e equilibradas, numa textura a relembrar uma agradável mousse. Para ser guardado ou bebido desde já, é a escolha ideal para harmonizar com pratos de peixe e marisco, presenças obrigatórias nas mesas festivas da época. Recomenda-se o serviço a uma temperatura entre os 6ºC e os 8ºC.

E porque os olhos também bebem, para esta estreia foi escolhida uma elegante garrafa em formato Borgonha, que ostenta um sofisticado e minimalista rótulo preto texturado. Já se encontra disponível em garrafeiras selecionadas de todo o país, com distribuição exclusiva da OnWine Nacional.

Casal de Ventozela Extra Bruto 2015 PVP: 14,90€

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *