Monte da Ravasqueira

Semanas antes da aguardada nova colheita do Ravasqueira Vinha das Romãs, a revista Wine Enthusiast, uma referência global no sector dos vinhos, destaca novamente este vinho icónico da Ravasqueira com 93 pontos.

São cinco anos consecutivos, 2012 a 2016, com pontuações de excelência que confirma, o Vinha das Romãs como um ícone da Ravasqueira e do Alentejo.

O provador e crítico Roger Voss, descreveu a colheita 2016 como um vinho “com uma estrutura robusta que beneficia das notas a especiarias que a madeira lhe conferiu durante o estágio”. Os seus aromas de amoras silvestres em conjunto harmonioso com a madeira levaram ao veredicto de 93 pontos para um vinho “impressionante”.

Um vinho que se destaca pelo sua qualidade mas também pela sua consistência e uma história única.

O Vinha das Romãs

O Vinha das Romãs é o resultado de uma história que teve início em 2002 quando, o local onde se encontrava um pomar de romãs, deu lugar à plantação de uma vinha. Ao longo dos anos a vinha foi-se enraizando e deu origem a um vinho com uma estrutura muito particular. Foi apenas quando se estudou o solo em pormenor que se descobriu a origem da sua personalidade e estrutura. As raízes das videiras da Vinha das Romãs encontravam-se entrelaçadas com as raízes das romãs que ali ficaram a enriquecer o solo. O que sobrou das raízes das romãs tonaram esta vinha única. É desta forma que este Single vineyard se distingue, tendo adotado o nome da vinha de onde provém.

Quase 20 anos depois da sua plantação, esta vinha dá origem a um dos vinhos mais consensuais e consagrados da Ravasqueira. Com um estágio longo em barricas de carvalho francês, este vinho evidencia a elegância das castas Syrah e Touriga Franca, em diferentes percentagens de ano para ano e provenientes de pequenas zonas de uma área de cinco hectares.

É com muito orgulho que vemos reconhecido, por mais um ano, um vinho singular e que é um símbolo da Ravasqueira. São cinco anos, consecutivamente, num patamar de excelência que pretendemos manter por muitos mais, explorando o potencial desta vinha tão especial que temos a sorte de poder trabalhar em busca de um vinho que deixe uma marca na vida das pessoas que o provam.”, afirma Pedro Pereira Gonçalves, Administrador do Monte da Ravasqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *