Montez Champalimaud

A casa Montez Champalimaud, proprietária da emblemática Quinta do Côtto, localizada na freguesia de Cidadelhe, junto a Mesão Frio, e da Quinta de Paço de Teixeiró, integrada na sub-região de Baião, nos contrafortes do Marão, acaba de fechar uma parceria com a Vinicom, distribuidora de vinhos nacionais e internacionais em Portugal

Com esta nova aposta, Miguel Montez Champalimaud, atual administrador da homónima Montez Champalimaud, tem como principal objetivo “reforçar o projeto de reposicionamento dos vinhos da Quinta do Côtto e Paço de Teixeiró. Estas são duas marcas que beneficiam de uma enorme reputação junto do consumidor, pelo que procurámos um parceiro dinâmico e dedicado que partilhasse não apenas a nossa ambição, mas sobretudo os nossos valores e filosofia”.

Já para Duarte Sousa Coutinho, diretor comercial da Vinicom, “é um enorme privilégio poder integrar os vinhos da casa Montez Champalimaud no nosso portefólio, que se vê agora reforçado. Ambas as marcas são detentoras de uma longa história e de muito prestígio no mercado nacional, pelo que é a nossa responsabilidade garantir que serão trabalhadas com rigor e um profundo respeito. Esta é, aliás, a nossa filosofia há mais de 15 anos.”

Fundada em 2004, a Vinicom é responsável pela representação de uma seleção cuidada de produtores e marcas nacionais e estrangeiras em Portugal, distribuindo e comercializando vinhos tranquilos, espumantes e cavas, vinhos do Porto e azeites. Além das principais regiões vitivinícolas portuguesas, destaque para projetos de Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América, Argentina e Austrália.

Sobre a Montez Champalimaud

Para contar a história da casa Montez Champalimaud é preciso viajar até ao séc. XIV, data em que surgiram os primeiros registos da família no Douro e na região dos Vinhos Verdes, onde mantém até hoje as suas propriedades. A Quinta do Paço de Teixeiró, localizada na freguesia de Teixeiró na fronteira da região dos Vinhos Verdes, produziu a par do vinho, e durante tempos imemoriais, cereais.

A Quinta do Côtto, na freguesia de Cidadelhe, na região demarcada do Douro, sempre se dedicou à cultura da vinha e produção de vinho. Em 1865 o património fundiário da família Montez Champalimaud foi acrescido com a Quinta de Vallado, na freguesia de Vilarinho dos Freires, próximo da Régua, por via do casamento do então Morgado da Quinta do Côtto – António Montez Champalimaud, com Rosa Carolina Pinto Barreiros.

Quinta do Côtto

Em 1922, foi constituída a sociedade Montez Champalimaud, à qual foi confiada todo o património familiar nas regiões do Douro e Vinhos Verdes, situação que persiste até à presente data.

A esta herança secular, a casa Montez Champalimaud foi sempre capaz de implementar uma constante política de inovação, orgulhando-se de produzir vinhos intemporais e de elevada qualidade. Quase um século depois, preserva a sua autenticidade e o perfil de vinho clássico, não seguindo modas de consumo. Uma missão que leva até ao Douro e à região dos Vinhos Verdes.

Atualmente a Montez Champalimaud está sob gestão de Miguel Mendia Montez Champalimaud, representante da 5ª geração da família. A enologia está entregue a Lourenço Charters Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *