Heritage Wines

A Herdade de Coelheiros, localizada em Igrejinha, no concelho de Arraiolos, produz, desde 1991, alguns dos vinhos mais reputados da região do Alentejo, a partir de vinhas abraçadas por montado, pomares de nogueiras, pinhal, olival e vida selvagem. Neste habitat natural do vinho, expressa-se um verdadeiro mosaico de culturas, onde se celebra a heterogeneidade e a biodiversidade, ao longo de 800 hectares.

Atualmente, a área de vinha em Coelheiros, dividida em 9 parcelas, é de 50 hectares, representando apenas 6% da área total da Herdade, não deixando, contudo, de ser principal foco de todas as atenções.

Entre as suas principais características é possível evidenciar uma grande amplitude de exposição solar e diferentes altitudes, solos, castas e culturas adjacentes, o que lhe confere uma paleta muito variada de vinhas, cada uma com o seu terroir inimitável.

Em 2015, Coelheiros iniciou um rigoroso processo de conversão para Agricultura Biológica, incluindo também várias experiências em Biodinâmico e a realização de enxertias e replantações para castas mais bem-adaptadas ao clima e maioritariamente portuguesas, em mais de metade da área plantada. Com esta lógica de produção em conjunto, com a harmonia entre as diferentes culturas, de Coelheiros impacta positivamente a cultura da vinha, permitindo que esta se autorregule, cada vez com menos intervenção externa.

É também esta filosofia dos novos “guardiões” do terroir de excelência da propriedade, aliada à sua escala e longa história, que lhes tem permitido a criação de vinhos que revelam um lado fresco do Alentejo, elegância e potencial de envelhecimento, como são testemunhas os novos Tapada de Coelheiros Tinto 2015 e Tapada de Coelheiros Branco 2017.

Tapada de Coelheiros Tinto 2015

Feito a partir de Cabernet Sauvignon (70%) e Alicante Bouschet (30%), o Tapada de Coelheiros Tinto é um vinho histórico, produzido pela primeira vez em 1991. No segredo do seu sucesso está a origem: a Vinha da Leonilde, uma das primeiras vinhas de Cabernet Sauvignon da região, plantada em 1981, e da Vinha Sobreira de Cima, a mais alta da Herdade (altitude média de 300 metros) que produz, maioritariamente, Alicante Bouschet de perfil muito fino e delicado.

O resultado é um vinho que revela muita definição de aroma, marcado por fruta negra, especiarias, tabaco, alguma caruma e um ligeiro cacau. No paladar mostra o seu perfil elegante, com uma acidez muito viva evidenciando a frescura característicada Herdade de Coelheiros. Expressa tanino de textura atrativa, afinada pelo tempo em garrafa, e bastante personalidade, mas sem nunca perder a finesse. Um final suculento resultando num vinho todo ele sofisticação, precisão e elegância. Com um potencial de envelhecimento de 15 anos, o Tapada de Coelheiros Tinto 2015 afirma-se como escolha obrigatória para qualquer garrafeira.

Tapada de Coelheiros Branco 2017

Feito a partir de Arinto (50%) e Roupeiro (50%), provenientes da Vinha da Sobreira, uma vinha de sequeirocom um coração de montado, de onde são produzidas uvas que normalmente sofrem maturações lentas, tardias e muito consistentes, o Tapada de Coelheiros Branco foi produzido pela primeira vez em 1995 sendo reconhecido, desde então, pela sua elegância, untuosidade e capacidade de envelhecimento.

A colheita de 2017 evidencia no nariz uma componente floral a lembrar camomila, tília e fruta branca envolvida em apontamentos de menta. Na boca é bem estruturado, com textura envolvente e sedosa/aveludada. É um vinho com dimensão de boca, acidez vibrante a conduzir para um final longo e persistente. O potencial de envelhecimento é de 10 anos e a produção foi muito reduzida, estando apenas disponíveis para o mundo inteiro cerca de 5 mil garrafas.

Ambos os vinhos já se encontram disponíveis no mercado nacional, contando com distribuição exclusiva da Heritage Wines. Mais informações sobre Coelheiros: www.coelheiros.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *