S. Pellegrino Young Chef

Depois de os dez jovens chefes finalistas terem demonstrado as suas habilidades cozinhando ao vivo diante do público e do júri, Albert Manso, sub-chef do Tickets (Barcelona), foi proclamado vencedor e representante da região dos países ibéricos e mediterrânicos (que inclui Espanha, Portugal, Grécia e Israel) na Grande Final do S. Pellegrino Young Chef 2020, a ser realizado em Milão, nos dias 8 e 9 de maio do próximo ano.

Na final regional deste prestigiado concurso gastronómico, os dez finalistas elaboraram as suas propostas e puderam apresentá-las a um excecional júri formado pelos chefs Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa, Portugal), Lucía Freitas (A Tafona, Santiago de Compostela), Fina Puigdevall (Les Cols, Olot), Ettore Botrini (Botrini’s, Atenas, Grécia) e Orel Kimchi (Popina, Tel Aviv, Israel). Por unanimidade, o júri proclamou a sequência de codorniz e vinho de Albert Manso como vencedora da noite. “É um prato redondo, onde ele aplicou três técnicas diferentes, mas consistentes, no mesmo produto”, explicaram.

Manso, que repete o concurso, foi ajudado pelo seu mentor Fran Agudo, chef do Tickets, e triunfou numa edição “na qual o nível tem sido muito alto”, disse o jovem chef. Agora, começa uma jornada que o levará à final de Milão em 2020, na qual lutará pelo título mundial, juntamente com onze outros jovens chefs de todo o mundo, numa edição especial do concurso, uma vez que a S. Pellegrino comemora o seu 120º aniversário este ano. Assim, nesta final regional, após o anúncio do vencedor, o chef David Andrés – que conquistou o título nas três edições anteriores – apresentou uma degustação especial de tapas em parceria com a S. Pellegrino.

Antes do cocktail, a S. Pellegrino apresentou uma edição especial comemorativa dos seus 120 anos: uma garrafa com uma escultura que recria os ângulos de um diamante.

Refletindo a crença e apoio da S. Pellegrino no poder transformador da gastronomia e seu impacto além da culinária, foram também lançados os prémios: Prémio Acqua Panna de Gastronomia de Fusão; Prémio “Alimento para o Espírito” de Fine Dining Lovers; e o Prémio S. Pellegrino de Responsabilidade Social, entregue por Henrique Sá Pessoa a Mengxin Zhou (chef do Somiatruites, Igualada, Espanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *