Por ocasião dos 40 anos da sua fundação, a Confraria dos Enófilos da Bairrada homenageou os seus Confrades de Honra, entronizados nas últimas quatro décadas, na passada segunda-feira, dia 18 de Junho. O local escolhido para a cerimónia foi o Altis Belém Hotel, em Lisboa, pelo simbolismo histórico da ilustre vizinhança – a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. O evento institucional foi marcado por três momentos altos e pela presença de mais de 50 notáveis convidados. Os espumantes e tantos outros vinhos da região vitivinícola bairradina marcaram, naturalmente, forte presença, assim como o ‘Leitão à moda da Bairrada’ do prestigiado restaurante Rei dos Leitões.

A cerimónia oficial iniciou-se com um ‘Espumante de Honra’. O acto solene prosseguiu com as boas-vindas de Diogo Tovar, Tesoureiro da Confraria, e o discurso de Célia Alves, Presidente da Direcção da Confraria dos Enófilos da Bairrada. Nas suas palavras foi enaltecido o reconhecimento dos 43 Confrades Honorários pelo seu papel de relevante importância na promoção e divulgação do vinho da Bairrada. Entre os notáveis figuram Mário Soares e Marcelo Rebelo de Sousa – antigo e actual Presidente da República, respectivamente –, bem como Primeiros-Ministros, Ministros, Secretários de Estado, académicos,  professores universitários, médicos reputados, arquitectos, jornalistas e grandes senhores do vinho. 

A projecção do futuro da Confraria dos Enófilos da Bairrada foi feita, igualmente, por Célia Alves, assinalando o momento como o ponto de viragem para a modernidade da sua missão, reforçando a componente de internacionalização e valorização do papel da mulher no mundo do vinho. Para marcar a anunciada viragem, Célia Alves anunciou que, no próximo capítulo, a realizar em Novembro de 2019, a intenção da Confraria dos Enófilos da Bairrada será entronizar uma mulher que, actualmente, é uma das mais importantes e influentes críticas e educadoras de vinho do Mundo, e com um percurso marcante da divulgação e democratização do vinho cujo nome será divulgado oportunamente.

O evento de homenagem teve presentes os Confrades de Honra Joaquim da Silva Lourenço, Roberto Artur da Luz Carneiro, Manuel Maria Cardoso Leal, João Pedro Machado, Júlio Magalhães, Frederico Falcão e Fernando Carvalho Rodrigues, cabendo a este último representar os Confrades no discurso evocativo. 

Apresentação do livro e a relevante assinatura de Joaquim Lourenço

Um dos momentos marcantes da cerimónia foi a apresentação do livro da autoria de António Dias Cardoso, confrade fundador da Confraria de Enófilos da Bairrada, intitulado “Demarcação da Bairrada – Um Percurso Atribulado”. A obra, realizada sob a chancela da Academia do Vinho da Bairrada, abarca os antecedentes históricos que estiveram na base da criação da Região Demarcada da Bairrada, em 1979, iniciando-se no final da Monarquia, passando pelos impasses da 1.ª República, pela política vitivinícola do Estado Novo e pela longa agonia que atravessou o sector durante o governo de Marcelo Caetano, a qual se arrastou alguns anos do pós-25 de Abril. 

O testemunho histórico de António Dias Cardoso também surge no âmbito das comemorações dos 40.º aniversário da Confraria dos Enófilos da Bairrada e da criação, a 28 de Dezembro de 1979, da Região Demarcada da Bairrada cujo “nascimento” contou com a assinatura do então Ministro da Agricultura e Pescas naquele que foi conhecido pelo V Governo Constitucional português, Joaquim Lourenço. Lia-se no preâmbulo da Portaria nº 709-A/79 que “a região da Bairrada é de longa data conhecida como produtora de vinhos de qualidade”. Por conseguinte, Joaquim Lourenço foi uma das presenças mais saudadas no evento da homenagem aos Confrades de Honra.

Os vinhos da Bairrada estiveram à mesa do Feitoria

A celebração do vinum baerradinum foi primada pela rigorosa selecção dos vinhos e espumantes por parte da Confraria Enófila da Bairrada, de modo a mostrar aos convidados a qualidade e a versatilidade da Região Vitivinícola da Bairrada, terroir de brancos, tintos, espumantes, licorosos e aguardentes. Para o efeito, foi crucial a colaboração dos produtores bairradinos, levando à prova referências vínicas produzidos nos territórios de Anadia, Mealhada, Cantanhede e Águeda. 

De acordo com a lista vínica, foram servidos o ‘Espumante Aliança Grande Reserva 2012’, da Aliança, Vinhos de Portugal; o ‘Pai Abel branco 2017’, da Quinta das Bágeiras; o ‘Messias Baga Tradição tinto 2017’, da Messias Vinhos; o licoroso ‘Marquês de Marialva Singular 2011’, da Adega de Cantanhede; e a aguardente velha ‘Primavera Conde de Águeda’, das Caves Primavera.

Por sua vez, o almoço foi concebido por João Rodrigues, chefe do Feitoria, restaurante do Altis Belém Hotel premiado com uma estrela Michelin, contando, ainda, com o famoso ‘Leitão à moda da Bairrada’ confeccionado na cozinha do prestigiado Rei dos Leitões, restaurante da Mealhada, o qual foi bastante apreciado pelos convivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *