Lavradores de Feitoria

Depois da estreia de sucesso, de um branco “descomplicado” (de 2016) e um tinto “gastronómico” (de 2014), repete-se a parceria com a assinatura ‘Bons Rapazes by Lavradores de Feitoria’. A segunda edição de ambos os vinhos, do Douro, vai agora estar à prova e à venda no ‘The Gentlemen’s Market – Bons Rapazes’, o evento que acontece nos dias 11 e 12 de Maio, das 10h00 às 20h00, no Espaço Sete Rios, nas Twin Towers (Rua de Campolide, 380), em Lisboa.

O ‘The Gentlemen’s Market – Bons Rapazes’ resulta de uma parceria promovida pela dupla de ‘Bons Rapazes’, mentores do site de moda e lifestyle www.bonsrapazes.com. O mesmo aconteceu quando, há cerca de três anos, o consultor de social media Tiago Froufe e o actor Pedro Teixeira se embrenharam na aventura de criar vinhos com cunho próprio. Isto sem descurar a supervisão da equipa de enologia da Lavradores de Feitoria. 

Depois da primeira edição, estão agora no mercado o ‘Bons Rapazes by Lavradores de Feitoria branco 2017’ e o ‘Bons Rapazes by Lavradores de Feitoria Reserva tinto 2015’, com um preço de venda ao público de €5,00 e €11,00, respectivamente. 

À semelhança de Pedro Teixeira e Tiago Froufe, o ‘Bons Rapazes by Lavradores de Feitoria branco 2017’ apresenta um perfil jovem e fresco, graças às variedades de uva vindimadas em vinhas entre os 25 e os 30 anos. E não só. Estas características também se devem ao conjunto de castas tipicamente durienses – Malvasia Fina, Gouveio e Síria –, às quais se juntou a Sauvignon Blanc, dona de uma frescura e complexidade aromática ainda mais exuberantes. Após a fermentação e o estágio, ambos, decorridos em inox, o resultado traduz um vinho de cor citrina limão. No nariz mostra-se bastante frutado, com notas de ananás, ameixa branca e citrinos, que lhe conferem frescura e complexidade aromática. Na boca é suave, fino e elegante; com a fruta intensa, revela-se guloso e muito saboroso. Com uma boa acidez, o final é furtado, equilibrado e harmonioso. É, portanto, um branco versátil, pronto a saborear já neste Verão.

Por sua vez, o ‘Bons Rapazes by Lavradores de Feitoria Reserva tinto 2015’ preserva, na sua essência, um Douro mais sério, não apenas por causa do processo de vinificação na adega, mas também pelas castas utilizadas na feitoria deste vinho. Presentes estão a Touriga Nacional, a Tinta Roriz e a Touriga Franca, a principal deste leque de variedades de uva autóctones da região, uma vez que é oriunda de uma parcela de vinha muito particular, situada no Vale do Rio Pinhão, onde se torna mais fresca e elegante. Após a colheita, as uvas foram fermentada em cubas de inox e lagares de pedra, seguida de um estágio de 50% do lote em inox, 25% em barrica de carvalho francês novas e 25% em barrica de carvalho francês de segundo ano, durante 12 meses. Este tinto de 2015 mostra, deste modo, uma cor vermelho vivo, concentrado. No nariz, sobressai a elegância e a complexidade, para além de predominância das notas de frutos vermelhos, como a ameixa preta e a amora. As notas de madeira presentes são delicadas e estão bem integradas no vinho. Na boca é saboroso, apresentando notas de fruta vermelha bem madura. Mostra-se encorpado e complexo, com taninos macios e aveludados; é, igualmente, elegante e fresco, revela uma boa acidez que lhe confere um excelente equilíbrio. O final é fino e longo, a prometer longevidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *