Quinta do Pôpa

Que o enoturismo tem vindo a conquistar um papel importante para os produtores e adegas do nosso país, é certo e sabido. Porém, a Quinta do Pôpa – propriedade vinhateira duriense situada na EN 222, em Adorigo, no concelho de Tabuaço – vai mais longe. Este ano, os irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira dispõem-se a diversificar a oferta gastronómica, abrangida, deste modo, por uma vertente mais saudável. Apostam assim em alimentos sem glúten, em produtos hortícolas, bem como em leite sem lactose, para além de lanches apropriados para crianças.

O objectivo desta adaptação gastronómica passa por satisfazer um maior número de visitantes dando, assim, resposta às preocupações alimentares existentes nos dias de hoje, e contemplando os visitantes mais novos, muito bem-vindos à Quinta do Pôpa. Importa recordar que esta é uma propriedade para todos, incluindo animais – é pet friendly.

As alternativas destinadas aos vegetarianos/piscatorianos e aos celíacos são as quiches de legumes, em vez das bôlas de carne; as empadas de legumes ou de galinha ou peixinhos da horta, em vez das alheiras; e a salada de bacalhau com cebola, ovo, tomate e salsa – que muda, no caso dos vegetarianos, substituindo o “fiel amigo” pelo grão de bico. Todas estas iguarias contêm ingredientes sem glúten e leite sem lactose.

“Quantos ao queijos, temos usado os convencionais, mas quando nos referem intolerância à lactose, ajustamos os menus. Temos tido o cuidado em procurar tanto queijos como enchidos aprovados pela Associação Portuguesa de Celíacos, assim como outro tipo de comida.”, refere a co-proprietária Vanessa Ferreira.

Por sua vez, o “cesto infantil”, referido no ‘Pôpa Pic-Nic’, e o “menu infantil”, dos ‘Almoço & Brunch Vínicos’, inclui coxinhas de frango, folhados mistos (sem lactose), sopa de cebola, sandes de queijo (păo sem glúten), bolo de maçã ou de laranja, fruta e sumo de laranja natural.

No que toca aos vinhos, estão de “boa saúde e recomendam-se”! Todos anos há novidades com chancela da Quinta do Pôpa: novas colheitas ou estreias absolutas, como é o caso do ‘Pôpa TF (Touriga Franca) tinto 2016’ e do vinho do Porto ‘Quinta do Pôpa Vintage 2016’. De sublinhar que são, desde sempre vegan friendly: no seu processo de produção não são adicionadas quaisquer substâncias de origem animal.

Aberta durante todo o ano, mas entre Abril e Outubro com horário mais alargado, a Quinta do Pôpa tem uma oferta enoturística bastante ecléctica, que pode ser consultada no site www.quintadopopa.com, em “Enoturismo”.

Quinta do Pôpa
Morada: EN 222, Adorigo, Tabuaço
E-mail: turismo@quintadopopa.com
Tel.:  916 653 442
Horários (época alta): Terça-feira a Domingo, das 10h30 às 17h30 :: 02 Abril a 31 Outubro 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *