Herdade das Servas

A tempo de festejar de forma calorosa a Páscoa (ou Domingo de Ressurreição), é chegado o momento da família Serrano Mira lançar a nova edição do seu topo de gama tinto, o ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas 2015’. Um vinho de excelência, que soma apenas cinco edições – 2005, 2009, 2012, 2014 e 2015 – ao longo de vinte anos de produção na Herdade das Servas, propriedade localizada a escassos quilómetros da cidade de Estremoz.

O trabalho e a dedicação, de toda uma equipa, na vinha e na adega levou a que se atingisse o patamar de elevada qualidade conseguido neste ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas 2015’, um tinto que tem na sua composição as castas Alicante Bouschet (45%), Touriga Nacional (30%), Trincadeira (20%) e Petit Verdot (5%), provenientes, em mistura, das Vinhas Velhas do projeto alentejano – com media de idade superior a 50 anos.

Depois da criteriosa selecção na mesa de escolha, as uvas são desengaçadas e submetidas a maceração pré-fermentativa, bem como a fermentação em lagar e cuba de inox com controlo de temperatura. Depois de 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês novas e de segundo ano, a que se somaram 20 meses de estágio em garrafa, chega-nos um vinho complexo e estruturado, mas fresco e com grande elegância.

O ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2015’ é um vinho límpido, vermelho violeta profundo, com aromas de ameixa, cereja, figo, chocolate, especiarias e notas florais de violeta. Tem complexidade e estrutura; denota frescura e elegância, tostados de barrica de carvalho, notas fumadas e taninos ricos. O final é longo, revelando potencial de guarda e envelhecimento. Todas estas características fomentam a harmonização com pratos de caça, queijos intensos, enchidos e carnes vermelhas.

Importa salientar ainda que, para preservar todas as suas qualidades, não foi estabilizado, podendo criar naturalmente depósito. Por esse motivo, aconselha-se a decantação. Além da habitual garrafa, de 750 ml a €25,00, estão disponíveis os formatos magnum (€65,00), de 3, 5, 12 e 18 litros, a custarem entre 135 e 910 euros.

INFORMAÇÃO TÉCNICA
Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2015 . Vinho Regional Alentejano
Álc.: 15%  •  Acidez Total: 5,8 g/l  •  pH: 3,66 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *