Quinta de la Rosa

O ‘Quinta de La Rosa Vinha Vale do Inferno tinto 2015’ é a mais recente colheita do topo de gama da Quinta com o mesmo nome, completando uma mão cheia de edições. Dista em dez anos da primeira colheita (2005) e seguiram-se as de 2009, 2011 e 2014. Um vinho de excelência materializado em apenas 2500 garrafas, apresentado por ocasião dos 30 anos da “Nova Era” da Quinta de La Rosa e à venda no mercado nacional e internacional.

A comprovar a imponência deste ‘Quinta de La Rosa Vinha Vale do Inferno tinto 2015’, a edição de Abril da Wine Enthusiast dar-lhe-á palco, ao atribuir-lhe 94 pontos e destacá-lo como “Cellar Selection”. Impressionada ficou também Gillian Sciaretta, a provadora da Wine Spectator encarregue de avaliar os vinhos de Portugal, ao dar-lhe 93 pontos.

O ‘Quinta de La Rosa Vinha Vale do Inferno’ é, como o nome não deixa mentir, um vinho de vinha. Baptizada de Vale do Inferno, esta vinha – de quatro hectares de Touriga Nacional – está situada na margem direita do rio Douro, perto do Pinhão, e é suportada pelas maiores paredes de xisto da região. Foi mandada construir antes da I Grande Guerra Mundial pelo avô de Sophia Bergqvist, actual co-proprietária da La Rosa.

Desenhado pelo enólogo Jorge Moreira, este néctar ganha vida apenas em anos de excepção e depois de uma apertada selecção de barricas. Um Touriga Nacional cujas uvas são pisadas a pé em lagares de granito, seguindo-se a fermentação em pequenas cubas de inox e estágio em barricas de carvalho francês.

O ‘Quinta de La Rosa Vinha Vale do Inferno tinto 2015’ é muito expressivo e complexo no nariz; a fruta preta, vermelha, as flores e as notas cítricas fazem parte do seu bouquet. Na boca tem um ataque intenso, cheio de sabores; é muito sedutor e suave. Os taninos, de enorme qualidade, conferem-lhe comprimento de prova e seriedade.

Este é, portanto, um vinho único, um néctar que nos mostra um Douro extremo, onde as plantas lutam para sobreviver face a condições tão adversas e, mesmo assim, produzem uma fruta tão especial. O ‘Quinta de La Rosa Vinha Vale do Inferno tinto 2015’ pode ser bebido agora ou aguardar até 10 anos para ser desfrutado na companhia de pratos fortes, com carnes vermelhas e de queijos, nomeadamente o da Serra da Estrela.

INFORMAÇÃO TÉCNICA
Quinta de La Rosa Vinha Vale do Inferno tinto 2015 . DOC Douro
PVP: €50,00 • Garrafas: 2.500  •  Álc.: 14,0%  •  Acidez Total: 5,4 g/l  •  pH: 3,58 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *