Lavradores de Feitoria

Os resultados da primeira etapa da 36.ª edição do International Wine Challenge já são conhecidos e a pontuação máxima atribuída a vinhos do Douro foi de 90 pontos e Medalha de Prata. O ‘Lavradores de Feitoria tinto 2017’ foi um dos “laureados”. Neste desafio participaram 212 especialistas em vinho de 23 países. Portugal recebeu 181 medalhas, reconhecimento que valeu ao nosso país a subida para o quinto lugar da tabela, depois de França, Austrália, Espanha e Itália.

Já não é a primeira vez que o ‘Lavradores de Feitoria tinto’ sobe ao palco desta que é a mais importante competição de vinhos internacional: em 2014 foi a vez da colheita de 2012. Um vinho bastante acessível, no que toca ao preço (PVP recomendado de €4,40) e à sua forte distribuição no mercado.

Feito a partir de uvas das castas autóctones Touriga Franca (30%), Tinta Roriz (30%), Touriga Nacional (10%) e Tinta Barroca (10%), provenientes de vinhas com idades entre os 25 e os 30 anos, o ‘Lavradores de Feitoria tinto 2017’ é um vinho frutado, fresco e elegante, perfeito para beber a solo ou fazer companhia à mesa, este Inverno.

Após a vindima, foram submetidas à fermentação e ao estágio em cubas de inox. Este vinho apresenta uma cor vermelho vivo, brilhante. No nariz revela-se extremamente frutado, com destaque para a ameixa preta e a cereja maduras, características indissociáveis da tipicidade dos vinhos produzidos da região duriense. Na boca, é fresco e frutado, com taninos são suaves e elegantes. É aveludado e denota uma acidez equilibrada. O final deste tinto da colheita de 2017 é longo e muito saboroso. Harmoniza com queijos e pratos de caça, além de ser a companhia perfeita num momento a solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *