Quanta Terra

Quanta Terra Manifesto 2015 e Quanta Terra Inteiro 2008 são as duas novas referências da dupla de enólogos Celso Pereira e Jorge Alves, às quais a crítica nacional e internacional não hesitou em atribuir rasgados elogios e pontuações expressivas.

10 de janeiro de 2019 – Cumprindo a missão de homenagear as terras altas do Douro, explorando os micro terroirs do Cima Corgo, Celso Pereira e Jorge Alves, alma do projeto Quanta Terra e Terra a Terra, voltam a desafiar o mercado a provar uma nova faceta da região. Os dois novos vinhos agora lançados, a tempo de ocupar um lugar de destaque nas mesas da estação, contam com distribuição exclusiva da OnWine Nacional.

O primeiro, Quanta Terra Manifesto 2015, é elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão. O seu segredo está no estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês – 60% novas e 40% usadas, rigorosamente selecionadas na adega com o objetivo de garantir maior expressão ao vinho – o que lhe confere uma impressionante estrutura, contando, contudo, com uma boa integração da madeira, revelando-se até exótico ao primeiro contacto.

É a companhia perfeita para a comida de conforto da cozinha portuguesa, como pratos de carnes vermelhas, pernil de porco assado no forno ou perna de borrego recheada. Para a primeira edição do Manifesto, cujo nome recorda simbolicamente a tradição de “manifestar” as uvas à antiga Casa do Douro, serão apenas lançadas 1.500 garrafas no mercado nacional.

Já o Quanta Terra Inteiro 2008, lançado uma década depois da colheita, é um verdadeiro convite a embarcar numa viagem ao Douro, confirmado pelo próprio rótulo, uma réplica de um antigo bilhete de comboio. Na sua base estão uvas provenientes de uma vinha velha, onde se evidenciam a Touriga Franca e a Touriga Nacional. Seguiu-se um estágio em 3 anos em barricas novas e 6 anos em cubas de cimento, uma espera arriscada, mas necessária para (com)provar o potencial de envelhecimento dos vinhos da região.

Este “vinho de tertúlia”, como é muitas vezes tratado pela equipa de enólogos, foi pensado para partilhar e despertar emoções à mesa, revelando todos os seus sabores na companhia de carnes grelhadas e assadas, arroz de pato ou da simplicidade de queijos curados de pasta mole. Foram reservadas apenas 1.200 garrafas, não havendo previsão de novo lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *