Esporão

A Wine Spectator e a Wine Enthusiast – as duas publicações americanas mais reputadas no sector – lançaram os seus TOP 100. O Esporão Reserva Branco 2017 figura no ambicionado TOP 100 Best Values Wine Spectator, na categoria de ‘Best Value Rich Whites’. Já no The Enthusiast 100 of 2018 da Wine Enthusiast, o destaque vai para o Esporão Reserva Tinto 2015, que entra para a restrita lista de vinhos portugueses a figurar no TOP 100 mundial.

Descrito como ‘encorpado e focado, com um toque de creme de baunilha marcando o recheio de maçã, coalhada de limão e notas de pêssego”, o Esporão Reserva Branco 2017 entra no TOP 100 Best Value da Wine Spectator, com uma pontuação de 90 pontos, na categoria de ‘Best Value Rich Whites’. Esta categoria começa a incluir cada vez mais vinhos de uma enorme diversidade de regiões que também oferecem riqueza e intensidade, equilibradas pelo perfil vibrante e estrutura dos vinhos. Este TOP tem como critérios base a qualidade, preço e disponibilidade e são avaliados pelos provadores da Wine Spectator ao longo do ano. Todos os vinhos têm um mínimo de 88 pontos, um preço inferior a 20 dólares e têm de ter uma produção suficientemente grande para que possam estar amplamente disponíveis.

Com 91 pontos, figura no The Enthusiast 100 of 2018, da Wine Enthusiast, o Esporão Reserva Tinto 2015 e é ainda considerado uma Editors’ Choice, classificação atribuída aos vinhos de excelente qualidade. Apenas seis vinhos portugueses integram esta lista, sendo o Esporão Reserva Tinto 2015 destacado como ‘suave e rico, este vinho pronto a beber é ainda poderoso, generoso e arredondado. Os taninos e frutos pretos são bem equilibrados, oferecendo riqueza e concentração. É um vinho quente e maduro, pronto para beber’.

No âmbito da relação do Esporão com a arte, iniciada em 1985, os rótulos destes dois vinhos são ilustrados por dois artistas distintos: o rótulo do Esporão Reserva Tinto 2015 com uma fotografia de Duarte Belo e o do Esporão Reserva Branco 2017 uma pintura de Albuquerque Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *