José Maria da Fonseca

O vinho de talha José de Sousa 2016 ficou no 11.º lugar do Top 100 da Wine Enthusiast, tendo sido considerado um dos vinhos mais impressionantes de 2018 e o vinho português com a melhor posição no ranking, para a publicação de prestígio norte-americana. Ao longo deste ano, o painel de provadores da Wine Enthusiast, que já tinha incluído o José de Sousa 2016 no seu Guia de Compras, apreciou mais de 24.000 vinhos de todo o mundo e reuniu neste Top 100 as referências mais surpreendentes.

Sobre o José de Sousa 2016, a quem atribuiu a classificação de 93 pontos, a Wine Enthusiast refere: “Este vinho rico e cheio está firmemente ancorado em taninos maduros. Tem concentração e uma textura densa em camadas com frutos pretos e acidez. Parcialmente fermentado em ânforas de argila, o vinho tem uma personalidade particularmente suculenta e também tem frescura”.

Oriundo da Adega José de Sousa, adquirida em 1986 pela José Maria da Fonseca, o José de Sousa nasce em Reguengos de Monsaraz. Aqui as vinhas recebem do sol a luminosidade e o calor intenso que dão um carácter único aos vinhos desta região. Parte das uvas utilizadas na produção deste vinho é previamente pisada a pé e desengaçada à mão numa mesa chamada “mesa de ripanço”. Depois, uma pequena parte do mosto, das películas e do engaço são fermentados nas talhas de barro, e outra em lagares. O remanescente da marca é fermentado em cubas de inox. O uso das talhas confere especiarias e uma terceira dimensão ao vinho. Estagia em barricas de carvalho francês e americano durante 9 semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *