Van Zellers

Quando em 2003 lançou a primeira colheita do CV – Curriculum Vitae tinto, Cristiano van Zeller já perspetivava que dali iria sair um vinho especial. 15 anos depois da primeira colheita, o CV – Curriculum Vitae tornou-se num ícone do Douro e uma marca importante no CV enológico de Cristiano van Zeller.

A marca CV-Curriculum Vitae Douro é o reflexo de vinhas singulares. Nas muitas viagens pelas estradas do Douro, e na sua procura incessante por vinhas, Cristiano van Zeller encontrou no Vale do Rio Torto, uma vinha de uvas tintas com mais de cem anos e com cerca de três hectares. Na primeira vindima, em 2003, o enólogo percebeu que essa vinha seria um marco na sua vida e na primeira prova percebeu que este seria um vinho que ficaria bem no seu CV-Curriculum Vitae.

Em 2013, o mesmo aconteceu numa vinha em Murça, zona norte da região, e desta vez de uvas brancas. O CV – Curriculum Vitae Branco é igualmente oriundo de uma vinha singular, com um hectare com mais de 70 anos, sendo produzidas a cada colheita entre 600 a 1000 garrafas.

Considerado, desde a sua primeira colheita, como um dos melhores vinhos portugueses, pela crítica nacional e internacional, o CV – Curriculum Vitae tinto tem recebido excelentes pontuações. Integrou várias vezes o TOP 10 da Essência do Vinho, reconhecido como um dos Melhores do Ano pela Revista de Vinho, recebeu também três vezes a melhor pontuação para um vinho Português pela Wine Advocate (Robert Parker), com as colheitas de 2005 (95 pontos), 2006 (92 pontos) e 2008 (95 pontos); e quatro vezes a segunda melhor pontuação (2010 – 94 pontos, 2011 – 95 pontos, 2012 – 93 pontos e 2013 – 95 pontos).

O CV-Curriculum Vitae Douro Branco também já recebeu das mais altas pontuações alguma vez dadas a um vinho branco português (93 e 94 Pontos atribuídos pela Wine Advocate), tendo sido eleito como um dos melhores do ano por João Paulo Martins no ano do seu lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *