Wine Track 2018

O Wine Track® 2018 reúne esta sexta-feira, 26 de Outubro, algumas das maiores referências da vitivinicultura mundial na Alfândega do Porto. O objetivo é dar a conhecer novas tecnologias e soluções contra a fraude e contrafação de vinhos e bebidas espirituosas.

É já esta sexta-feira, 26 de outubro, que a Alfândega do Porto recebe os cerca de 200 participantes do congresso internacional destinado a debater assuntos como o estado atual do comércio de vinho no mundo; os trabalhos correntes de repressão da violação das marcas e das denominações de origem; as potencialidades da análise sensorial; as novas tecnologias em torno dos gases para alimentação; a rastreabilidade da cortiça; a análise laboratorial de ponta, designadamente através de isótopos; entre outros temas.

Marcarão presença naquela jornada científica e profissional Jean Claude-Ruf, Coordenador Científico da OIV – Organização Mundial da Vinha e do Vinho, Jean-Pierre Dal Pont, o Presidente da SECF – Société des Experts Chimistes de France, e Bernard Médina, cientista francês de craveira mundial, membro da Comissão Científica do Wine Track®. Na sessão de abertura, Ricardo Valente, Vereador com o Pelouro da Economia, Turismo e Comércio da Câmara Municipal do Porto sublinhará os motivos que levaram à escolha do Porto para palco deste evento.

Cientistas, juristas, representantes de instituições europeias e empresas de tecnologia de ponta a nível mundial reúnem-se no Porto com o objetivo de apostar na prevenção, proteger os consumidores e permitir um controlo 360º. O Wine Track® 2018 tem em agenda propósitos como permitir que o consumidor possa confiar nas condições de produção, de certificação e distribuição do produto adquirido. Com efeito, a rastreabilidade dos vinhos é fundamental para a gestão diária nas empresas, porque só por essa via se podem conseguir melhorar processos e garantir credibilidade junto do consumidor final.

O Wine Track® 2018 está a ser organizado pela SECF – Société des Experts Chimistes de France e pela ALABE – Associação dos Laboratórios de Enologia, com a patronagem da OIV – Organização Mundial da Vinha e do Vinho, a organização mundial mais importante do setor.

Recorde-se que o Wine Track® foi criado em 2011 pela SECF – Société des Experts Chimistes de France, com o objetivo de fomentar a inovação e desenvolvimento da rastreabilidade dos vinhos e de bebidas espirituosas, ou seja, a capacidade de traçar o percurso das bebidas desde a uva ao copo, garantindo a sua autenticidade. Depois de França e de Espanha, o Wine Track® escolhe agora Portugal para estudar este desafio mundial, em paralelo com o contexto do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *