Quinta de la Rosa

A história da Quinta de la Rosa, situada no Pinhão, acompanha a do vinho do Porto cuja matriz está na região demarcada mais antiga do mundo. E sendo 2016 considerado um “ano Clássico” por muitos, a dupla Sophia Bergqvist e Jorge Moreira – co-proprietária e gestora, e enólogo da propriedade vitivinícola, respectivamente – chegaram à conclusão que, de facto, estavam perante um ano excepcional! É, então, que decidem apresentar este ‘Quinta de la Rosa Porto Vintage 2016’, um vinho que já arrecadou 95 pontos pela Wine Enthusiast. A revista norte-americana vai apresentar esta novidade na sua edição do último mês deste ano.

As Vinhas Velhas e as castas autóctones Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão (em menor quantidade) vindimadas nos mais antigos patamares da Quinta de la Rosa – localizados em terroir de classificação máxima, a letra A – foram pisadas a pé em lagares de granito, durante três a quatro dias. Os lotes mais complexos de 2016 foram mantidos, durante 18 meses, em balseiros de madeira de carvalho, antes de se fazer o lote final do ‘Quinta de la Rosa Porto Vintage 2016’. 

O resultado revela um vinho de cor opaca. No nariz sobressaem os aromas muito ricos a chocolate preto, ginja, fruta bem madura, ao mesmo tempo que apresenta uma frescura conferida por aromas florais e a esteva. Já na boca, revela potência e elegância; é generoso, cheio de sabores, muito complexo e com taninos muito finos que lhe conferem persistência e nobreza. É um grande Vintage feito para dar prazer agora e durante as próximas décadas. É recomendado como digestivo, a acompanhar queijo ou chocolate, ou a ser degustado simples, como se de uma sobremesa se tratasse. A decantação é, porém, indispensável, uma vez que este vinho do Porto não é filtrado, podendo criar depósito ao fim de alguns anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *