Melhores vinhos do Dão Engarrafados 2018 - IX Concurso

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) organizou a nona edição do “Concurso Melhores Vinhos do Dão Engarrafados”, tendo sido presentes a concurso 142 vinhos de 43 produtores, tendo sido premiados 37 com medalhas de prata, outo e platina, sendo o melhor vinho a concurso considerado o Maria João (branco, 2013) da Quinta do Solar do Arcediago, Agro-turismo, Lda. O Concurso realizou-se no passado dia 2 de Julho, no Salão Nobre do Solar do Vinho do Dão, tendo sido presidido por Beatriz Machado, Diretora de Vinhos da The Fladgate Partnership e que contou com um júri de especialistas nacionais e uma forte componente ibérica e eclética. Aos representantes das Câmaras de Provadores das diversas CVR’s do país, associaram-se enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades ligadas ao vinho, totalizando 35 jurados.

 

A lista completa dos premiados pode ser encontrada no site da CVRDão, e será certamente uma excelente referência para as compras dos próximos tempos. Os prémios foram entregues num jantar/cerimónia realizada mesmo nos jardins do Solar do Dão, onde estiveram presentes várias centenas de pessoas. Durante o jantar foi possível provar muitos dos vinhos premiados, mesmo antes de ser conhecida a lista final.

 

O número de vinhos premiados demonstra que por um lado a qualidade do que é produzido na região está a aumentar, sendo ainda sublinhado que a região tem obtido, em concursos nacionais, um rácio claramente positivo em termos de prémios (cerca de 9% de vinhos resultaram em cerca de 19% de medalhas). A Região, as organizações vivas e os produtores estão certamente de parabéns; vista de uma perspectiva analítica, a categoria de prata coloca no mesmo patamar vinhos com produções de poucos milhares lado a lado com outras produções de centenas ou até milhões…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.