Quinta do Pôpa

Poder-se-ia dizer que “não há duas sem três”. Mas é muito mais do que isso! É a vontade profunda de enaltecer o sentido tributo ao exímio papel do avô Pôpa (Francisco Ferreira) na família e, ao mesmo tempo, mostrar o potencial do genuíno terroir duriense onde se encontra este maravilhoso miradouro para o rio Douro: a Quinta do Pôpa. Uma celebração partilhada, pela terceira vez, pelos netos Stéphane e Vanessa Ferreira, os gestores desta desta propriedade duriense de onde foram colhidas as mais nobres uvas para compor a fórmula vínica deste ‘Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2013’. E uma produção limitada a 2.352 garrafas de 750ml e 100 magnum.

Resultado de uma selecção de uvas provenientes dos melhores talhões da Quinta do Pôpa, esta terceira edição do ‘Quinta do Pôpa Homenagem’ é um vinho primado pela elegância e pela excelência de um DOC Douro sedoso e exuberante. Esta particularidade deve-se à sua fórmula vínica feita a partir de duas castas tradicionais do Douro – Touriga Nacional (75%) e Tinta Roriz (25%) – e Vinhas Velhas (10%). Um blend com uma cor vermelho rubi. Na prova, é marcado pela fruta madura, principalmente preta, bem como pelas evidências de fruta silvestre.

A experiência sensorial deste ‘Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2013’ continua agora com um ligeiro fumado e notas de especiarias, dadas pelo estágio decorrido entre os 12 e os 15 meses em barrica. Volumoso e de boa estrutura, este ‘Homenagem’ é caracterizado por um excelente equilíbrio entre os longos taninos e uma boa acidez, afinados e elegantes, e com uma agradável sensação de frescura no final de boca.

No processo de vinificação, é de salientar a pisa a pé em lagares e o estágio nas melhores barricas de carvalho francês. Todo este processo solícito deu origem a um néctar intenso, volumoso e estruturado. Por isso, à mesa recomenda-se a harmonização com pratos à altura, como como cabrito assado, chanfana ou arroz de cabidela. ‘Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2013’ é, portanto, muito mais do que um vinho. É o resultado da determinação e do empenho de uma família que vive para presentear enófilos e connaisseurs com um vinho de grande qualidade criado em tributo a um grande homem que deu origem a um legado infinito: a Quinta do Pôpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *