O Monte da Ravasqueira obteve especial destaque na primeira tranche do International Wine Challenge (IWC) 2018, a competição de degustação cega de vinhos mais meticulosa e influente do mundo. O Ravasqueira Reserva da Família Branco 2016, pontuado com 96 pontos, acaba de alcançar a categoria Ouro, o único vinho alentejano que obteve esta classificação. Para Pedro Pereira Gonçalves, administrador e chefe de enologia do Monte da Ravasqueira “este é o primeiro Ouro que alcançámos no International Wine Challenge e o Ravasqueira Reserva da Família Branco é mais que merecedor desta distinção, colocando um vinho branco do Alentejo entre os melhores do mundo”.
Sobre as características do Ravasqueira Reserva da Família Branco 2016, Pedro Pereira Gonçalves assinala que “este é um vinho clássico e intemporal, produzido unicamente a partir de zonas selecionadas da vinha. Feito a partir das castas Viognier e Alvarinho, com estágio em barricas de carvalho francês, este vinho demonstra bem o caráter deste terroir e trata-se também do resultado de um espírito de descoberta e de partilha de valores únicos.”
Na sua 35ª edição, a IWC é considerada como a mais exigente competição de vinhos do mundo, avaliando-os de forma cega e julgando cada vinho tendo em conta o seu estilo, região e castas. Ao longo dos rigorosos processos de avaliação, cada vinho vencedor de medalhas é degustado em três ocasiões distintas por, pelo menos, 10 diferentes juízes. Os prémios incluem medalhas (Troféu, Ouro, Prata, Bronze), Prémio Recomendado e Grande Valor (Great Value). O objetivo final é identificar a excelência e dar a conhecer aos consumidores alguns dos melhores vinhos do mundo.