Esta prova foi conduzida na primeira pessoa pelo próprio Anselmo Mendes, de uma forma próxima aos participantes e com preocupação em transmitir informação, muito mais do que apenas realizar uma prova. Falou-se dos tipos de solos, das técnicas de rega, da prática de experimentação que faz parte da forma de estar desta casa, e de como influencia o resultado final, dentro das garrafas.

A prova foi dividida em três segmentos: uma vertical de Muros Antigos, ao que se seguiu uma amostra impressionante do que são alguns dos exemplares de curtimenta (o mais velho era de 2001!) e finalmente um passeio pelo Expressões, uma referência que tem como objectivo colocar a região (Monção-Melgaço) em destaque em vez da casta (estratégia habitual alinhada com o Alvarinho).

A prova iniciou-se com os Muros de Melgaço (2016, 2015, 2012, 2008, 2002), permitindo perceber o perfil desta referência. Destaque, no meu caso, para o 2008 que está ainda muito fresco, cor amarelo dourado, nariz ainda bastante evidente, bom volume de boca com notas de mel, flores, pão torrado. Impressionante para um branco com 9 anos. Por outro lado, o 2002 está ainda num bom registo, sendo mais evidente a madeira por terem sido utilizadas barricas novas.

Seguiu-se a série de curtimentas, cuja preparação começou em 2000 (!) com a primeira materialização em 2001. O percurso ao longo dos anos foi no sentido de passar de uma curtimenta mais prolongada (até 5 dias nas primeiras experiências, passando para 3 dias em 2007 e mais ligeira ainda nos anos seguintes). O percurso incluiu referências de 2014, 2012, o Tempo 2015, 2007 e 2001 (foi o muros antigos escolha, na altura em que foi lançado). É um perfil que não será consensual mas que tem ganho muitos adeptos nos últimos tempos.

Por fim, a prova dos Expressões 2015, 2014 e 2012 que provêm de parcelas estudadas ao longo dos anos, que lhe dá um perfil mineral com alguns toques de pólvora. A prova havia de acabar com uma dupla magnum de curtimenta, já num registo mais descontraído.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *