As novas colheitas da trilogia dos tintos Quinta de Chocapalha acabam de chegar ao mercado. Dois monocastas da colheita de 2015, o Quinta de Chocapalha Cabernet Sauvignon e o Quinta de Chocapalha Castelão, e a colheita 2013 do Quinta de Chocapalha, um blend feito a partir das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Castelão e Alicante Bouchet. Os novos tintos apresentam-se com personalidades e carácter distinto, ideais para descobrir à mesa.

O Quinta de Chocapalha Cabernet Sauvignon, tinto, 2015, apresenta uma cor intensa e avioletada, com aromas típicos da casta e onde se destacam a combinação de especiarias e fruta madura, com notas de amora e groselha. Revela uma acidez discreta combinada com fruta madura e taninos suaves, resultando num final fresco e muito elegante. Um vinho com potencial de guarda, graças ao elevado teor de taninos desta casta francesa.

O monocasta Quinta de Chocapalha Castelão, tinto, 2015, graças às caraterísticas do solo e ao clima na vinha situada em Alenquer, apresenta uma cor vermelha intensa e assume-se muito frutado e elegante. Com taninos redondos e aveludados, o final de boca é longo e fresco.

De cor profunda e avioletada, o Quinta de Chocapalha, tinto, 2013, revela-se concentrado no nariz, rico no aroma, com notas a fruta preta madura e especiarias, combinado com notas florais. É elegante e fresco na boca, com uma combinação excelente de taninos-acidez, que resulta num vinho com um final longo, suave e elegante. Predominam as castas Touriga Nacional e Tinta Roriz e, com menores percentagens, Touriga Franca, Castelão e Alicante Bouchet – um blend perfeito que permite com subtileza e equilíbrio, encontrar as caraterísticas de cada casta.

As novas colheitas de tintos da Quinta de Chocapalha, situada em Alenquer, provêm de vinhas com cerca de 26 anos, plantadas pela família Tavares da Silva que adquiriu a propriedade na década de 80. Após a replantação total dos 45 hectares de vinha e da restruturação da adega, introduziram novas técnicas de cultivo com o intuito de dar continuidade às antigas tradições desta quinta vinhateira. A Quinta de Chocapalha assume-se como um projeto familiar de paixão liderado pelo casal Alice e Paulo Tavares da Silva e pelas três filhas, Sofia, Andrea e Sandra (a enóloga titular).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *